Visita à Galeria Municipal
- Mario Vagarinho
- 13 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Retábulo do Convento de Jesus de Setúbal: Composição e Iconografia
Realizou-se, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, no passado dia 18 de novembro, uma visita de estudo à Galeria Municipal de Setúbal, localizada nos claustros do Convento de Jesus. Esta visita contou com a participação da turma TT 2024-2027 e surgiu na sequência da consolidação de conteúdos relacionados com a pintura de Renascimento (módulo 5).
Do importante acervo museológico, as atenções recaíram sobre o magnífico retábulo – mor da Igreja do Convento, unanimemente considerado uma das obras – primas da Pintura Portuguesa do Renascimento, e representa o culminar de um conjunto de encomendas da Rainha D. Leonor àquela que seria, nos finais da segunda década de quinhentos, a mais prestigiada oficina de pintura lisboeta, a de Jorge Afonso.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar e estudar o referido retábulo, mediante as orientações de um guião de trabalho elaborado no decurso das aulas. Constituiu, igualmente, uma oportunidade para aplicarem os conhecimentos relativos às características técnicas e formais da pintura do Renascimento.
Ao longo da visita foi também privilegiada uma apreciação pormenorizada dos vários quadros do retábulo, permitindo outras leituras das composições. Desde logo a descoberta de uma iconografia mendicante apropriada para o local de destino do retábulo, dominada por referências relacionadas com a Ordem de Santa Clara e Franciscana. Essas referências traduzem-se por fundos de paisagem, figurações botânicas e zoológicas, dotadas de uma linguagem simbólica que os alunos foram constatando ao longo da visita.
Curiosamente, alguns alunos encontraram, na composição Adoração dos Reis Magos, a representação de dois negros. O primeiro, o Rei africano, cujas feições pouco marcadas demonstram o apego ao figurino flamengo, apresenta-se ricamente vestido, adornado com brincos de ouro. Apresenta ainda um opulento chapéu que o tira em sinal de veneração pelo Menino.
Ao fundo, um grupo de pajens que representam as três partes do Velho Mundo que dialogam. É possível ver dois europeus, um negro e um hindu.
Considera-se que o convívio com a arte é um dos modos mais eficazes para a sua aprendizagem. São momentos importantes para os alunos perceberam a importância da disciplina no contexto do curso.









