Viagem de amigos

Gabinete de Projetos

A A Escola Profissional de Setúbal (EPS), ao longo dos anos, tem desenvolvido diversos projetos em diferentes áreas, cooperando com entidades e escolas da União Europeia, em prol do processo de Integração Europeia através da Educação e Formação Profissional.

Com estes projetos, pretendemos promover e consolidar a integração da comunidade escolar na União Europeia através da troca de experiências, saberes e conhecimentos.

 

A aprendizagem através da concretização de atividades dos nossos jovens faz-se através do desenvolvimento de trabalhos em sala de aula, participação em Seminários, intercâmbios e reuniões de projeto, dentro e fora do país, promovendo igualmente a mobilidade de docentes e não docentes, alunos e jovens diplomados.

 

Deste modo a EPS tem vindo a consolidar de forma consistente a sua aposta na Internacionalização da Formação e na Aprendizagem ao Longo da Vida tendo presentes os objetivos do Programa Erasmus+ para o Ensino e Formação Profissional:

  • Promover a Educação Digital, nomeadamente melhorando as competências em literacia, numeracia, literacia digitais e ainda as competências linguísticas;

  • Promover o nível de competências e aptidões essenciais e a sua relevância para o mercado de trabalho e para uma sociedade coesa;

  • Promover melhorias de qualidade, excelência na inovação e a internacionalização das instituições de ensino e formação;

  • Promover e sensibilizar para a criação de um espaço Europeu de aprendizagem ao longo da vida, complementar as políticas nacionais e apoiar a modernização dos sistemas de ensino e formação;

  • Reforçar a dimensão internacional da educação e da formação, incrementando a participação ainda mais ativa na rede de organizações Erasmus;

  • Melhorar o ensino e a aprendizagem das línguas e promover a diversidade linguística da UE e a sensibilidade para as diferentes culturas.

 

Projetos Desenvolvidos

 

Com os desafios impostos por uma sociedade em constante mutação e onde a educação, a aquisição de qualificações e competências são de crescente importância e cada vez mais vitais para a entrada no mercado de trabalho, a EPS continua a apostar numa visão global do sistema educativo, integrando o respeito e a compreensão pela diversidade cultural e linguística, através do Gabinete de Projetos.

 

Por este motivo, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, são dinamizados projetos de âmbito internacional com o objetivo de propiciar o contacto da comunidade escolar com diferentes realidades socioeconómicas, culturais e territoriais, promovendo-se um alargamento de horizontes, quer pelo conhecimento da diversidade Nacional, quer pelo fomento, através da educação, da cooperação com os países Europeus, contribuindo e fortalecendo desta forma a cidadania europeia.

 

Ao longo do seu percurso, o Gabinete de Projetos tem desenvolvido inúmeros projetos, nomeadamente Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Juventude em Ação, Rede ENIS, Rede eTwinning, Atlantis, LIFE+ entre outros. No âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida foram desenvolvidos diversos projetos, nomeadamente através dos Programas: Comenius; GRUNDTVIG; Leonardo da Vinci; Sócrates.

Com o Programa ERASMUS +, a EPS foi Escola VETCHARTER entre os anos 2015 e 2020, e tem o privilégio de assim permanecer entre 2021 e 2027, assumindo tal condição como um fator de estímulo e responsabilidade renovada.

 

Participação da Comunidade Educativa

 

O Gabinete de Projetos, sob orientação da Direção de Projetos, desenvolve diversos projetos Europeus, envolvendo para o efeito, toda a Comunidade Educativa em diferentes dinâmicas como a mobilidade, criação de ferramentas interativas de ensino/ aprendizagem, troca de experiências sobre métodos de ensino, criação de websites, utilização de ferramentas (software) de aprendizagem, aplicação e análise de inquéritos, etc. Existe uma forte aposta numa dinâmica de mobilidade de alunos, professores, formadores, formandos, técnicos, envolvendo toda a Comunidade Educativa.

Parceiros

Os projetos desenvolvidos têm como base uma sólida e firmada rede de parceiros, contando com a participação de diferentes entidades/ instituições, em várias áreas de intervenção:

  • Escolas: Profissionais, Escola Secundárias, Colégios.

  • Instituições Locais: Autarquias, Departamentos Municipais, Conselhos Locais de Educação, etc.

  • Instituições Nacionais: Ministérios, Universidades, Institutos Politécnicos.

  • Instituições Privadas: ONG’s, Associações, Fundações, etc.

  • Empresas Privadas de diferentes áreas: PME, Hotéis, empresas de avaliação, empresas de estudos e sondagens, entre outras.

Parceria Europeia

A rede de parceria Europeia da EPS, conta com parceiros em quase todos os países da Europa estendendo a sua atuação também aos países em fase de adesão, como a Turquia. A EPS procura sempre alargar a sua rede de contatos e parcerias com o objetivo de impulsionar a troca de experiências/ saberes com outras culturas. (ver mapa)

mapa.jpg

Mobilidade

No âmbito do desenvolvimento dos vários projetos, possibilita-se a mobilidade de vários elementos da Escola. De acordo com os objetivos do projeto e da mobilidade, assim são selecionados os participantes. As mobilidades destinam-se nomeadamente a: reuniões de projeto, estágios, intercâmbios, seminários, formação.

A EPS acolhe na sua escola várias reuniões de projeto, realiza sessões de divulgação com a participação de professores e alunos, acompanha e coordena estágios de alunos de Escolas parceiras, entre outras atividades. Este Gabinete é responsável por acolher um elevado número de professores e alunos de instituições parcerias, contado com o apoio e participação de toda a Comunidade Educativa.