Gabinete de Estágios e de Integração Profissional

A Fundação Escola Profissional de Setúbal sentiu necessidade de criar um Gabinete de Estágios e de Integração Profissional (NEIP) com o objetivo de proporcionar aos seus alunos, de segundo e terceiro anos, formação em contexto de trabalho. Essa formação é realizada em diversas empresas da região e permite a aplicação e consolidação dos domínios técnicos-práticos adquiridos na escola durante a frequência dos diferentes cursos.

Os estágios permitem ainda à Escola poder verificar a adequação dos programas às necessidades reais do mercado de trabalho e, simultaneamente, permitir que as empresas avaliem as capacidades dos alunos, nesta fase dos seus cursos, facilitando, deste modo, uma maior interação entre a Escola e as Empresas.

O primeiro objetivo do Gabinete de Estágios e Integração Profissional é proporcionar aos alunos o contacto com a vida ativa. São funções deste Gabinete:

  1. Sondar a recetividade das empresas da região para o acolhimento dos jovens em período de estágio;

  2. Fazer o levantamento de alguns dados dos alunos, nomeadamente a opção por determinada vertente técnica e/ou área de residência;

  3. Distribuir os alunos pelas várias empresas acolhedoras de acordo com os seus perfis;

  4. Auscultar as partes envolvidas no processo de avaliação dos estágios no sentido de:

    • Verificar a qualidade dos estágios proporcionados por cada empresa;

    • Perspetivar as hipóteses de futuros empregos nas empresas envolvidas;

    • Analisar as competências técnicas adquiridas pelos alunos e verificar se correspondem às necessidades reais das empresas;

  5. Manter atualizada uma base de dados com informações sobre potenciais empresas acolhedoras;

  6. Criar uma base de dados com informações sobre os alunos, que serão disponibilizadas às empresas que solicitem candidatos a futuro posto de trabalho.

Contactos:

Gabinete de Estágios e Integração Profissional

E-mail: geip@eps.pt