Aula de arte

VET Charter 2015-2020 EFP KA1

Os Projetos "EUROMOBILITY – The Future is NOW!", com início em 2016, decorrem do reconhecimento das boas práticas dos projetos europeus na EPS que, deste modo, foi consagrada com o título VET Mobility Charter”, uma Carta de Mobilidade para o período de 2015-2020 concedida pela Agência Nacional Erasmus+, enquanto representante da Comissão Europeia para estes temas europeus.

 

Estes projetos são desenvolvidos pela Escola Profissional de Setúbal (EPS), em parceria com duas entidades distintas, pretendendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos ao nível da internacionalização da formação em alternância e alargar a sua área de ação para a promoção de estágios e consequente empregabilidade de alunos diplomados, bem como, promover formação para colaboradores da escola ao nível europeu, de forma a fomentar o trabalho em parceria e rede europeia.

 

Os projetos têm a duração de 24 meses, sendo que durante este período são desenvolvidos todos os mecanismos para a realização de diferentes fluxos. O desenvolvimento dos fluxos é habitualmente realizado da seguinte forma:

  • Alunos/Formandos - para Espanha, Itália e Letónia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 30 dias + 2 dias viagem.

  • Diplomados - para Espanha, Itália e Letónia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 45 dias + 2 dias viagem.

  • Staff - para Espanha e/ou Itália, com o intuito de compreender e vivenciar realidades profissionais diferentes e potenciar job shadowing; duração de 3 dias + 2 dias de viagem.

O incentivo e promoção da mobilidade em contexto europeu de todos os intervenientes na/da escola tem sido uma prioridade nos últimos anos, de forma a permitir a todos um alargamento da sua área de intervenção, novas competências, bem como o enriquecimento pessoal, social e cultural. Assim, o impacto esperado é uma experiência de trabalho/ estágio em contexto europeu, sendo valorizados os seus conhecimentos e competências técnicas, aumento das competências linguísticas, pessoais e sociais na promoção do seu futuro através da empregabilidade no espaço europeu.

Desenvolvimento dos Projetos "EUROMOBILITY: THE FUTURE IS NOW"

Processo e Critérios de seleção

Cada projeto compreende fluxos de mobilidade distintos, distribuídos pelos 24 meses de duração de cada um. Cada fluxo inicia com o processo de candidatura, aproximadamente 6 meses antes da concretização da mobilidade em questão.

Estes processos são distintos, consoante o tipo de mobilidade – de alunos, jovens diplomados ou staff – sendo os critérios enviados por email aquando do início dos processos de candidatura e também afixados na porta do Gabinete de Projetos e em placar próprio.

 

Processo de seleção de alunos

Para se candidatarem, os alunos interessados deverão manifestar a sua intenção de candidatura aos respetivos Orientadores Educativos de Turma/ Responsáveis de Ação, os quais reunidos em Conselho de Turma/ Equipa Formativa, selecionarão o número de candidatos previamente definido pelo Gabinete de Projetos.

A candidatura é formalizada com o envio de carta de candidatura e CV, ambos em língua portuguesa e inglesa, ao Gabinete de Projetos, aguardando o/a candidato/a posterior marcação de entrevista.

--CRITÉRIOS DE SELEÇÃO MOBILIDADE ALUNOS---

A seleção dos alunos deverá realizar-se com a participação de todo o Conselho de Turma, segundo os seguintes critérios:

  • Alunos da Turma que integram o "Quadro de Honra" da Escola;

  • Vontade e disponibilidade para participar no projeto;

  • Desempenho durante a Formação em Contexto de Trabalho/ Formação Prática em Contexto de trabalho;

  • Capacidade de integração, adaptação e tolerância;

  • Motivação, determinação e capacidade de superar dificuldades;

  • Capacidade de trabalho, autonomia e iniciativa;

  • Sentido de responsabilidade;

  • Assiduidade e pontualidade;

  • Desempenho escolar;

  • Conhecimento da língua Inglesa (língua de trabalho no projeto);

  • Bons conhecimentos técnicos na área de formação.

Processo de seleção de Jovens Diplomados

 

O processo de seleção e respetivos critérios de diplomados obedece a parâmetros um pouco diferentes, em virtude da condição dos jovens face à Escola e à aquisição de competências sociais/ pessoais (soft skills) entretanto já consolidadas. Deste modo, o processo de seleção decorre da seguinte forma:

 

1ªFASE (formalização de candidatura e análise de candidaturas)

  • Envio de CV e Carta de Candidatura (em português e inglês) por mail para projectos@eps.pt;

  • Analise dos CV’s;

  • Divulgação de resultados (são afixados na porta do GP);

2ªFASE (entrevistas)

  • Entrevista presencial em português e inglês;

  • Divulgação dos candidatos selecionados (afixaçãop na porta do GP).

---CRITÉRIOS DE SELEÇÃO MOBILIDADE DIPLOMADOS---

  • Critérios de avaliação de candidaturas:

  • CV e Carta de Candidatura – rigor na informação; média de curso e média de FCT/ FPCT’s; apresentação de anexos (certificados); cartas de recomendação das entidades de FCT/FPCT, carta de recomendação de professores, OET/RA, CC/CIA; demonstração de competências diversas;

  • Entrevista – conforme grelha; demonstração de capacidades ao nível da comunicação oral em português e inglês, motivação, empenho, proatividade.

Processo de Seleção de Colaboradores

Entrega de carta de intenção de participação ao G.P., obedecendo a seleção dos candidatos aos seguintes critérios que, não tendo caráter eliminatório, serão ponderados pela ordem apresentada:

  • Colaborador interno;

  • Colaborador externo;

  • Grau de motivação (de 1 a 5, em que é pouco motivado e 5 é muito motivado) para participar no projeto, devidamente fundamentado;

  • Benefícios da participação para a organização;

  • Nível de conhecimento do programa ERASMUS+.

EUROMOBILITY: The Future is Now – 2016 1-PT01-KA116-022461

 

Este projeto decorreu entre 31/12/2016 e 30/12/2018, tendo sido desenvolvido em parceria com duas entidades diferentes: a EPD – European Projects Development, com sede em Portugal e intervenção em Espanha (Barcelona) e Letónia (Riga), e a escola Iis Cesare Battisti em Velletri, nas proximidades de Roma, em Itália. Para a concretização das 64 mobilidades foram realizados dois fluxos, cujas brochuras de divulgação se encontram nos links abaixo:

EUROMOBILITY: The Future is Now – 2017-1-PT01-KA116-035341

 

Propondo-se atingir um número total de 64 mobilidades, este projeto desenvolveu-se entre 31/12/2017 e 30/12/2018, com o trabalho em parceria da EPD e da Escola Iis Cesare Battisti. Também com um total de 64 mobilidades, este projeto foi consubstanciado com 2 fluxos de mobilidades para alunos e jovens diplomados, em setembro de 2018 e em setembro de 2019. As mobilidades de staff decorreram em abril, setembro e outubro de 2019.

EUROMOBILITY: The Future is Now – 2018-1-PT01-KA116-047183

 

Este projeto prevê um total de 64 mobilidades, distribuídas por 4 países: Espanha, Letónia, Itália e Alemanha. Para tal, a EPS conta com a colaboração da EPD – European Projects Development, para as mobilidades em Espanha e na Letónia, bem como da escola Itis Galileu Galilei, em Roma, Itália, e da Berufskolleg Eifel, em Kall, Alemanha.

Tendo iniciado em dezembro de 2018, este projeto deveria ter terminado a 30/12/2020. Em virtude da situação pandémica viu o seu término prorrogado até 31/08/2021.

EUROMOBILITY: The Future is Now – 2019-1-PT01-KA116-060246

 

Este projeto tinha o seu primeiro fluxo de mobilidade programado para abril de 2020, no entanto, em virtude da situação pandémica, sofreu alterações. Estando neste momento a decorrer, o término do projeto foi prorrogado até 31/08/2022.

Com um total de 72 participações em mobilidade, foram estabelecidas novas parcerias. Assim, além da escola Itis Galileu Galilei, em Roma (Itália) e da EPD – European Projects Development para Espanha e Letónia, também contamos com o apoio das escolas Berufskolleg Eifel, Kall (Alemanha), CIPFP LA COSTERA em Xativa e Institut Pompeu Fabra, Badalona (Espanha) bem como a Upper Secondary School of Chemistry em Pardubice (República Checa).

 

EUROMOBILITY: The Future is Now – 2020-1-PT01-KA116-077779

 

Este projeto teve início no final de dezembro de 2020 e termina em fevereiro de 2022. Envolverá 11 participantes numa parceria com uma entidade de acolhimento em Badalona (Espanha), uma empresa do grupo Eina.