Visita de Estudo - Roteiro turístico ao centro histórico de Lisboa - turismo sustentável
- há 3 dias
- 2 min de leitura
No âmbito do Projeto Interdisciplinar do Curso Técnico de Turismo, os alunos da turma TT 2025-2028 realizaram uma visita de estudo ao Centro Histórico de Lisboa, durante a qual tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, assumindo o papel de guias turísticos para os colegas da turma TT 2024-2027.
Integrado numa abordagem de valorização do património histórico e cultural da cidade de Lisboa, o projeto envolveu os alunos da turma, que, organizados em grupos de trabalho, desenvolveram um processo de pesquisa e análise sobre vários locais emblemáticos da capital. Com base nessa investigação, elaboraram um itinerário turístico e criaram diversos recursos digitais de apoio à visita, disponibilizados em Português, Inglês e Espanhol.
O percurso, realizado integralmente a pé, permitiu a descoberta e interpretação de importantes espaços patrimoniais, entre os quais o Campo das Cebolas, a Casa dos Bicos, o Terreiro do Paço, o Arco da Rua Augusta, a Praça do Rossio, a Igreja de São Domingos, o Teatro Nacional D. Maria II, a Estação do Rossio, a Praça dos Restauradores e a Avenida da Liberdade, entre outros locais de reconhecido interesse histórico e cultural da capital do país.
Ao longo da atividade, os alunos colocaram em prática competências técnicas associadas à profissão de guia turístico, recorrendo a estratégias de comunicação adequadas aos diferentes públicos. A utilização de QR Codes e flyers digitais, questionários interativos e outras ferramentas tecnológicas contribuiu para enriquecer a experiência dos participantes, evidenciando, simultaneamente, a importância da inovação e das práticas sustentáveis no setor do turismo.
De natureza interdisciplinar, este projeto integrou conhecimentos e competências de diversas áreas das componentes sociocultural, científica, tecnológica e cidadania e desenvolvimento, promovendo o trabalho colaborativo, a capacidade de investigação, a comunicação em diferentes línguas e a utilização crítica e responsável das tecnologias digitais, de acordo com o Perfil do Curso e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.







