Visita de estudo ao Museu das Artes Decorativas Portuguesas
- Mario Vagarinho
- há 2 dias
- 2 min de leitura
As turmas do curso Técnico/a de desenho Digital 3D realizaram uma visita de estudo ao Museu de Artes Decorativas Portuguesas, mais especificamente à exposição DRAG RACE da artista plástica Joana Vasconcelos, que está patente na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa.
Nesta exposição a artista procurou atribuir matéria palpável ao luxo que constitui a expressão própria sem restrições, dando uma nova vida a um Porsche 911 Carrera. Partindo da opulência do Barroco e das curvas generosas da talha dourada, esta peça convida a uma viagem ao charme do can-can parisiense e estabelece a ligação às drag races dos Estados Unidos da América.
A visita a esta exposição permitiu ainda que os alunos ficassem a conhecer melhor a incrível perícia manual que foi exigida aos artesãos da Fundação na concretização do projeto - do tratamento da madeira ao douramento, passando pela cinzelagem e gravação – para criar uma obra única.
A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva é, sem dúvida, uma referência de prestígio na divulgação e preservação do saber-fazer das artes decorativas portuguesas.
Os alunos aproveitaram muito bem este dia de visita e, por isso, na parte da manhã, durante o percurso pedestre entre a estação fluvial dos barcos Soflusa e o Palácio Azurara (edifício de quatro andares restaurado com a colaboração do Arquiteto Raul Lino em meados do século XX, como uma casa aristocrática do século XVIII, que acolhe a Fundação e o museu), foram fazendo algumas paragens obrigatórias para registar paisagens e edifícios, em desenho à mão livre. Conseguiram, desta forma, colocar em prática alguns conhecimentos sobre perspetivas e esboços aprendidos em sala de aula.
A visita correu muito bem e destacou-se o elevado companheirismo e bom comportamento de todos os elementos destas duas turmas.

























