O Projeto Interdisciplinar Horta Digital: Cultivando o Futuro realizou-se de 19 a 28 de novembro, tendo sido executado pela turma TGPSI 2023-2026. Permitiu a estes alunos a possibilidade de inovar a Horta Pedagógica. Este projeto combinou tecnologia e agricultura, proporcionando um ambiente de aprendizagem interativo e sustentável. Os alunos pesquisaram sobre o cultivo e manutenção de produtos hortícolas de forma sustentável, ao mesmo tempo que desenvolveram uma aplicação para monitorizar e gerir a horta de forma mais eficiente. A implementação do projeto incluiu a instalação de sensores e sistemas de monitorização para recolha e análise de dados, como a temperatura e a humidade do solo. A aplicação desenvolvida permitirá analisar a necessidade de rega e otimizar o consumo de água, criando um histórico de dados que poderá ser analisado ao longo do ano. Estes dados permitem, desta forma, otimizar os cuidados diários da horta, aumentando o envolvimento dos alunos e promovendo a sustentabilidade dos produtos plantados.
Este projeto interdisciplinar promove ainda a educação ambiental e a integração de diversas áreas do conhecimento, com uma forte componente nas ciências e tecnologia.
O grau de envolvimento dos alunos no desenvolvimento de aplicações e no trabalho colaborativo, promoveu mais um momento de preparação para a Formação em Contexto de Trabalho que irão realizar brevemente.
A EPS está orgulhosa do empenho e inovação demonstrados pelos alunos da turma de 2.º ano do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e espera que este projeto continue a crescer e a inspirar os restantes alunos do curso.