Projeto Interdisciplinar Culturalmente Falando

Os alunos da turma TDD3D 2019-2022 realizaram e apresentaram o Projeto Interdisciplinar Culturalmente Falando, resultante da parceria com a APPACDM.


Na sua génese este Projeto pretendeu promover o diálogo intercultural e o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. Aturma TDD3D 2019-2022 ficou responsável pela realização das propostas gráficas para um jogo de tabuleiro, destinado a crianças do ensino básico.


Este Jogo Pedagógico utiliza cartões/cartas com diversas situações/problema, cartas de emoções e outras opções de jogabilidade. Depois da solução final do tabuleiro,e demais elementos do jogo serem apresentados e entregues ao “cliente”, decorreram as apresentações orais deste Projeto em que, por grupos de trabalho,os alunos da turma deram a conhecer todas as etapas deste trabalho, bem como a ogabilidade das suas soluções.


Paralelamente aos objetivos específicos deste Projeto, e que incluíam, sobretudo, o desenvolvimento das competências técnicas e o saber trabalhar em equipa, pretendeu-se, igualmente, trabalhar as questões da igualdade de género, a aceitação das diferenças dos outros e a inclusão.


Por outro lado, constituiu também uma excelente preparação para a Formação em Contexto deTrabalho de 3.º ano e desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional.

O Projeto foi um sucesso, tendo os alunos manifestado grande interesse e muito empenho na sua realização. O resultado também revela grande qualidade técnica e deverá ser, brevemente, reproduzido numa grafica, em grande escala, para ser distribuído e usado nas escolas, com as crianças alvo do Jogo Pedagógico.


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo