
Técnico de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica
Legislação aplicável: Portaria n.º 1312/2006, de 23 de novembro
Perfil de desempenho
O Técnico de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica é o profissional qualificado, apto a orientar e a desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos eletromecânicos e instalações elétricas industriais. Planeia, prepara e procede a intervenções no âmbito da manutenção preventiva, sistemática ou corretiva, executa ensaios e repõe em marcha de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor.
Atividades principais
- Interpretar desenhos, normas e outras especificações técnicas, a fim de identificar formas e dimensões, funcionalidade, materiais e outros dados complementares relativos a equipamentos eletromecânicos e instalações elétricas industriais;
- Controlar o funcionamento dos equipamentos, detetar e diagnosticar anomalias;
- Planear, desenvolver e controlar os trabalhos de manutenção e de conservação, em equipamentos e instalações, de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor;
- Avaliar e providenciar os meios humanos e materiais necessários à intervenção de manutenção, tendo em consideração os prazos para execução;
- Planear e estabelecer a sequência e os métodos de trabalho de desmontagem, reparação e montagem de componentes e/ou equipamentos e definir a aplicação de processos, materiais e ferramentas adequadas à execução dos trabalhos, de acordo com o diagnóstico efetuado;
- Controlar e avaliar as intervenções de manutenção e os equipamentos intervencionados, utilizando instrumentos adequados;
- Proceder à instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais;
- Colaborar no desenvolvimento de estudos e projetos de adaptação de sistemas e equipamentos para melhoria da eficiência, ganhos de produtividade e prevenção de avarias.
Saídas Profissionais
- Técnico de montagem, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos
- Desenhador de construções mecânicas
- Técnico de controlo e manutenção de equipamentos
- Operador de CAD/CAM (CNC)
- Operador de máquinas e ferramentas
- Assistente de vendas de máquinas e equipamentos
- Assistente pós venda de máquinas e equipamentos
Plano de Estudos
Componente de Formação Sociocultural | Horas* |
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Português | 320 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 220 |
Área de Integração | 220 |
Tecnologias da Informação e Comunica ção | 100 |
Educação Física | 140 |
Componente de Formação Científica | *Horas |
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Matemática | 300 |
Fisica-Química | 200 |
Componente de Formação Tecnológica | Horas |
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Tecnologia e Processos | 330 |
Organização Industrial | 120 |
Desenho Técnico | 170 |
Práticas Oficinais | 480 |
Formação em Contexto de Trabalho | *Horas |
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Total | 630 |
* Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica.
Cidadania e Desenvolvimento - Componente desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas e componentes.
Educação Moral e Religiosa (81h) - Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa
Total de Horas / Curso - 3380 a 3461
Condições de Acesso
-
Possuir o 9.º ano de escolaridade
-
Idade inferior a 20 anos
Dupla Certificação
-
12.º ano de escolaridade
-
Qualificação profissional de nível 4
Isenção de Propinas de Frequência
A Fundação Escola Profissional de Setúbal foi instituída pela Câmara Municipal de Setúbal, em 1991, tendo como objetivo central a formação e qualificação profissional dos jovens.
Com uma população escolar de mais de 400 alunos, tem créditos firmados como Escola de qualidade, com resultados de elevado nível, quer no aproveitamento dos alunos, quer na sua rápida integração no mercado de trabalho.
Ministrando Cursos Profissionais, esta Escola assenta o sucesso dos resultados obtidos na estabilidade do seu corpo docente; numa dinâmica pedagógica em aperfeiçoamento constante, com destaque para as metodologias de projeto; numa boa organização da formação em contexto de trabalho e numa excelente rede parcerias com as empresas que acolhem (e procuram) os seus alunos estagiários.
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