Técnico/a de Desenho Digital 3D
Referencial de Formação do CNQ: 213375 Técnico/a de Desenho Digital 3D
Perfil de desempenho
O/A Técnico/a de Desenho Digital 3D é o/a profissional qualificado/a apto a dominar e integrar as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes/elementos, bem como em processos de antevisão, apresentação e comunicação de projetos de diversas áreas. Estará apto/a a realizar a síntese entre o conhecimento tecnológico, construtivo e projetual e a sensibilidade plástica e expressiva da cultura artística.
Atividades principais
- Produzir elementos virtuais para visualização tridimensional nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, televisão, cinema e publicidade;
- Elaborar peças desenhadas para apoio a gabinetes e empresas de projetos;
- Interpretar e analisar desenhos técnicos tendo em conta a observância de normas e regulamentos existentes;
- Conhecer métodos, processos e tecnologias construtivas;
- Dominar as técnicas e métodos gráficos de representação;
- Produzir desenho livre, imagens, elementos animados e processos interativos de apresentação e visualização tridimensional;
- Explorar e dominar ferramentas de computação gráfica nas áreas da simulação de ambiente virtual, interativo e game design;
- Aplicar e transpor tecnologias de visualização em tempo real para a visualização de projetos;
- Colaborar em estudos de impacto ambiental através da materialização tridimensional virtual;
- Produzir dossiers de apresentação e comunicação bem como elementos interativos tridimensionais.
- Realizar fundos digitais de simulação 3D (matte painting) para visualização em animação, cinema e publicidade;
- Integrar modelação virtual em fotografias e captação vídeo real para análise das variantes ambientais/ecológicas no impacto de projetos de arquitetura, engenharia e urbanismo;
- Efetuar edição e pós-produção vídeo para realização de DVD de apresentação e divulgação;
- Efetuar edição e pós-produção vídeo para apresentação e divulgação em plataformas virtuais;
- Implementar normas organizativas de arquivo dos processos da prática diária, respeitando as normas decorrentes dos planos de higiene e segurança do trabalho.
Plano de Estudos
Componente de Formação Sociocultural | *Horas |
---|---|
Português | 320 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 220 |
Área de Integração | 220 |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 |
Educação Física | 140 |
Componente de Formação Científica | *Horas |
---|---|
Geometria Descritiva | 200 |
História da Cultura e das Artes | 200 |
Matemática | 100 |
Componente de Formação Tecnológica | *Horas |
---|---|
Desenho Digital e Modelação Tridimensional | 450 |
Construção e Representação Digital | 150 |
Desenho Técnico e Análise Gráfica | 375 |
Desenho de Representação e Comunicação | 125 |
Formação em Contexto de Trabalho | *Horas |
---|---|
Total | 630 |
* Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica.
Cidadania e Desenvolvimento - Componente desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas e componentes.
Educação Moral e Religiosa (81h) - Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa
Total de Horas / Curso - 3230 a 3311
Condições de Acesso
-
Possuir o 9.º ano de escolaridade
-
Idade inferior a 20 anos
Dupla Certificação
-
12.º ano de escolaridade
-
Qualificação profissional de nível 4
Isenção de Propinas de Frequência
A Fundação Escola Profissional de Setúbal foi instituída pela Câmara Municipal de Setúbal, em 1991, tendo como objetivo central a formação e qualificação profissional dos jovens.
Com uma população escolar de mais de 400 alunos, tem créditos firmados como Escola de qualidade, com resultados de elevado nível, quer no aproveitamento dos alunos, quer na sua rápida integração no mercado de trabalho.
Ministrando Cursos Profissionais, esta Escola assenta o sucesso dos resultados obtidos na estabilidade do seu corpo docente; numa dinâmica pedagógica em aperfeiçoamento constante, com destaque para as metodologias de projeto; numa boa organização da formação em contexto de trabalho e numa excelente rede parcerias com as empresas que acolhem (e procuram) os seus alunos estagiários.
Com instalações e equipamentos tecnologicamente atualizados, esta Escola proporciona aos seus alunos excelentes condições de aprendizagem e formação.