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Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade

Referencial de Formação do CNQ: 342360 Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade

Perfil de desempenho

O/A Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.

Atividades principais

- Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.

- Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.

- Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.

- Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.

- Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.

- Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.

- Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.

- Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;

- Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.

- Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.

Plano de Estudos

Componente de Formação Sociocultural
*Horas
Português
320
Língua Estrangeira I, II ou III
220
Área de Integração
220
Tecnologias da Informação e Comunicação
100
Educação Física
140
Componente de Formação Científica
*Horas
Matemática
100
História da Cultura e das Artes
200
Psicologia e Sociologia
200
Componente de Formação Tecnológica
*Horas
Marketing
275
Comunicação Publicitária e Publicidade
200
Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas
200
Comunicação Gráfica e Audiovisual
425
Formação em Contexto de Trabalho
*Horas
Total
630

* Carga horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica.

 

Cidadania e Desenvolvimento - Componente desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas e componentes.

 

Educação Moral e Religiosa (81h) - Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa

Total de Horas / Curso - 3230 a 3311

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Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade

Condições de Acesso

  • Possuir o 9.º ano de escolaridade

  • Idade inferior a 20 anos

Dupla Certificação

  • 12.º ano de escolaridade

  • Qualificação profissional de nível 4

Isenção de Propinas de Frequência

A Fundação Escola Profissional de Setúbal foi instituída pela Câmara Municipal de Setúbal, em 1991, tendo como objetivo central a formação e qualificação profissional dos jovens.

Com uma população escolar de mais de 400 alunos, tem créditos firmados como Escola de qualidade, com resultados de elevado nível, quer no aproveitamento dos alunos, quer na sua rápida integração no mercado de trabalho.

Ministrando Cursos Profissionais, esta Escola assenta o sucesso dos resultados obtidos na estabilidade do seu corpo docente; numa dinâmica pedagógica em aperfeiçoamento constante, com destaque para as metodologias de projeto; numa boa organização da formação em contexto de trabalho e numa excelente rede parcerias com as empresas que acolhem (e procuram) os seus alunos estagiários.

Com instalações e equipamentos tecnologicamente atualizados, esta Escola proporciona aos seus alunos excelentes condições de aprendizagem e formação.

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