top of page

Visita de estudo aos museus Bordalo Pinheiro e do Dinheiro

No âmbito da disciplina da Área de Integração, as turmas TAF 2022-2025 e TCMRPP 2022-2025, participaram numa visita de estudo aos museus Bordalo Pinheiro e do Dinheiro, em Lisboa.

No período da manhã as turmas visitaram o museu Bordalo Pinheiro, ficando a conhecer quem foi; pelo que lutou; as várias profissões que teve, nomeadamente ilustrador e jornalista.


Com as suas obras, Bordalo Pinheiro, transmitia a sua opinião, principalmente sobre a monarquia e as desigualdades entre as classes sociais, não evidenciando medo do que poderia acontecer-lhe.

Após a explicação, o guia propôs uma atividade onde os alunos partilharam as suas opiniões sobre diversos assuntos relacionados com a época, mas ainda atuais.


No período da tarde, as turmas foram acompanhadas por guias no interior do Museu do Dinheiro, adquirindo conhecimentos sobre a história do museu, o seu aparecimento e questões relacionadas com a antiga igreja de São Julião. As turmas tiveram oportunidade de visualizar a evolução das moedas e, mais tarde, das notas e descobrir algumas curiosidades sobre o dinheiro, como por exemplo:

Sabes o motivo das notas não se estragarem quando lavadas?

- As notas não se estragam, pois, na sua composição está presente o algodão!


Esta visita de estudo foi muito enriquecedora, permitindo a obtenção de conhecimentos de forma muito agradável.




53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo