Projeto Interdisciplinar TT 2021-2024 Roteiro turístico ao centro histórico de Lisboa

Projeto Interdisciplinar TT 2021-2024 Roteiro turístico ao centro histórico de Lisboa – turismo sustentável



No âmbito do Projeto Interdisciplinar do 1.º ano do Curso Técnico de Turismo –- e de forma a que os alunos ficassem a conhecer o centro histórico da cidade de Lisboa e conseguissem descrever aos colegas de turma e da turma TT 2020-2023 cada um dos locais escolhidos que integraram o itinerário, ou seja, que os caracterizassem a nível histórico, geográfico e cultural, os alunos apresentaram o seguinte itinerário: Ribeira das Naus, Terreiro do Paço, Arco da Rua Augusta, Sé de Lisboa, Igreja de Santo António, Praça do Município, Rua Augusta, Elevador de Santa Justa, Largo do Rossio, Praça da Figueira, Teatro D. Maria II, Praça dos Restauradores, Hard Rock Café, Estátua de homenagem aos calceteiros, Avenida da Liberdade, Igreja de São Domingos, Estação do Rossio, Rua Garrett, Basílica dos Mártires, Igreja Nossa Senhora da Encarnação, Café A Brasileira, Estátua de Fenando Pessoa e Largo do Carmo. Cada grupo selecionou, em média, quatro locais, sendo responsável por toda a informação a eles relativa.

Este Projeto revestiu-se de particular importância, pois proporcionou aos alunos um maior conhecimento do centro histórico de Lisboa dos diversos locais, para posteriormente poderem prestar informações turísticas. Foi uma oportunidade de preparação para os momentos de Formação em Contexto de Trabalho e para o desenvolvimento da sua Prova de Aptidão Profissional. Por outro lado, os alunos trabalharam com ferramentas essenciais ao nível das tecnologias de informação e comunicação para construírem os materiais de suporte aos percursos turísticos, nomeadamente os QR Codes, flyers digitais, áudio-guias e questionários digitais a aplicar aos alunos da turma, participante nestes percursos, constituindo, igualmente, uma boa preparação para o seu desempenho como futuros Técnicos de Turismo.

Este Projeto Interdisciplinar teve, igualmente, como objetivos sensibilizar, motivar e desenvolver um espírito mais proativo para as questões relacionadas com a cidadania e a operacionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que a atividade turística, cada vez mais, está sensível a estes objetivos, pois constituem os pilares basilares de uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a natureza e os direitos humanos.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo