top of page

ERASMUS - MOBILIDADE - ALUNOS

Reforçar a dimensão Europeia do ensino e da aprendizagem

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) de 31 Alunos da Escola Profissional de Setúbal, decorreu entre 16 de janeiro e 27 de fevereiro, em contexto Europeu, no âmbito do Programa ERASMUS. Esta experiência permite que os alunos promovam a sua autonomia e responsabilidade, reforçando as competências essenciais e transversais, nomeadamente aprendizagem de línguas e competências digitais, consolidando valores como inclusão, diversidade, tolerância e participação democrática, conhecimento e respeito pelo património europeu comum.

Para todos os alunos, este estágio correspondeu ao primeiro momento de FCT, dos dois que integram o plano curricular dos respetivos Cursos.

Foram distribuídos por 3 países (Itália, Espanha e Alemanha), alunos dos seguintes cursos: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos; Técnico de Turismo; Técnico/a Mecatrónica Automóvel; Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Técnico/a Auxiliar de Farmácia e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, correspondentes a 8 destinos: Rovigo (Itália); Xàtiva, Tarragona, San Sebastian, Málaga, Lugo, Badalona (Espanha) e Leverkusen (Alemanha).

Para facilitar a sua integração, todos os alunos foram acompanhados por professores, que tiveram oportunidade de observar os locais onde os alunos iriam ficar instalados e onde iriam decorrer os respetivos estágios.

O processo que envolveu a organização destes estágios, resulta de um contacto próximo com parceiros (Escolas e Empresas), que tem vindo a ser consolidado ao longo dos anos e que é essencial para que possamos alcançar os objetivos previstos para o Programa ERASMUS em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, uma vez que “Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimentos e desempenhar novas funções”.



85 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Alunos Participam no Projeto Debaqi

A turma TCMRPP 2022-2025 participou no Projeto Debaqi, que se operacionaliza através de conversas entre alunos de diferentes escolas, sobre temas previamente definidos, como por exemplo, Violência de

bottom of page