Educar para o Direito
- Mario Vagarinho
- há 6 dias
- 1 min de leitura
A Escola Profissional de Setúbal teve, mais uma vez, o privilégio de proporcionar aos alunos a sessão "Educar para o Direito", dinamizada pela advogada Dra. Paula Varandas, oradora e responsável pelo projeto.
O projeto "Educar para o Direito" nasceu na sequência da constatação, nos tribunais, de um crescente número de jovens que, na sequência da prática de ilícitos criminais, demonstram que não têm consciência das consequências de tais atos, nomeadamente para o seu próprio futuro, já que estes ficam para sempre assinalados no seu registo criminal. Assim, este projeto tem como objetivos esclarecer e sensibilizar os jovens sobre matérias de natureza criminal na sua faixa etária e as consequências legais das más condutas, alertando para as implicações que essas más escolhas têm no seu futuro.
Através de uma linguagem clara, objetiva e totalmente acessível aos jovens, foram abordadas diversas temáticas relacionadas com os principais delitos cometidos pelos jovens, nomeadamente violência no namoro, ofensas à integridade física, furtos, injúrias, difamação, drogas e ciberbullying. São apresentados casos reais, salientando a gravidade de condutas ilícitas e respetivas consequências penais.
Esta sessão contou com a participação e do cantor Sérgio Rosado, dos Anjos, que sublinhou a importância de todos termos algumas noções de direito para tentar evitar essas condutas erradas.




