top of page

Convento de Jesus

Realizou-se uma visita de estudo ao Convento de Jesus, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes. A visita contou com a participação da turma de TCMRPP 2023-2026.


Os alunos tiveram oportunidade de visitar os três núcleos do convento, sempre com interesse e vivacidade. No núcleo essencial, a Igreja, os participantes puderam observar as inovações da arquitetura portuguesa nos finais do século XV, pertencentes ao chamado gótico–manuelino. Refira-se que a Igreja do convento constitui o ponto de partida das experiências espaciais que triunfarão na edificação da obra de arte do manuelino, o Mosteiro dos Jerónimos.


Motivo de curiosidade particular foi a abóbada da capela–mor e as seis colunas da nave, constituídas por três toros que se enrolam delicadamente até formarem uma só coluna.


No claustro, as cabeças que decoram as mísulas foram também alvo da curiosidade dos alunos, principalmente as cabeças femininas coroadas e os rostos enigmáticos do grupo de rapazes e raparigas.


Por último, a visita do coro–alto decorreu também sob o signo da curiosidade. Chamaram a atenção alguns relicários do século XVII com restos humanos e o corpo mumificado de uma criança.


Globalmente, os objetivos da visita foram atingidos, mas, acima de tudo, tratou-se de uma oportunidade para os alunos contactarem com alguns dos conceitos tratados no contexto de sala de aula. O convívio com a arte é um dos modos mais eficazes para a formação da personalidade e para a integração dos indivíduos nos valores superiores da humanidade.




15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page