Merchandising Corporativo - uma estratégia publicitária amiga do ambiente, foi a temática do Projeto Interdisciplinar da turma TCMRPP 2021-2024, que decorreu de 24 a 31 de janeiro.
Dada a importância do merchandising na atualidade, que pode ir desde o simples Branding Corporativo e divulgação do nome da marca, a resultados mais práticos e mensuráveis em termos de vendas e rentabilidade, considerou-se pertinente os alunos desta área de formação desenvolverem este Projeto Interdisciplinar.
Os alunos tiveram de selecionar ou criar uma marca, definir o público alvo e caracterizar a identidade corporativa. No caso das marcas já existentes, os alunos tiveram de apresentar uma fundamentação para interpretar o logotipo adotado. Nas marcas criadas pelos alunos, apresentaram o logotipo representativo da marca e justificaram a(s) opção(ões) gráfica(s), nomeadamente imagem, cor, lettering, entre outras. Cada grupo de trabalho criou artigos de publicidade corporativa, sendo o layout coerente com a linha gráfica da marca selecionada ou criada, maioritariamente em formato digital, de modo a reduzir, significativamente, o consumo de papel e outros recursos como tintas, K-lines, papel cenário, colas, entre outros.
A realização deste Projeto, de natureza colaborativa e integradora de saberes, conhecimentos e desenvolvimento de competências transversais das componentes sociocultural, científica, tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento (domínios da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável), bem como o Programa Eco-Escolas, é fundamental para a formação dos alunos, como futuros técnicos e cidadãos, que se pretende que sejam cada vez mais conscientes e sensíveis no que às questões ambientais diz respeito. Pretende-se que este Projeto promova o desenvolvimento e a consolidação de aprendizagens essenciais numa lógica interdisciplinar, em alinhamento com o perfil profissional do curso Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Este Projeto constitui, igualmente, uma forma de preparação dos alunos para a realização de projetos e tarefas inerentes à realização da Formação em Contexto de Trabalho, a realizar este ano letivo, e desenvolvimento do Projeto de Prova de Aptidão Profissional.
コメント