top of page

Roteiro Turístico ao Centro Histórico de Lisboa – Turismo Sustentável

No âmbito do desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar da turma TDD3D-TT 2023-2026 (TT) Roteiro Turístico ao Centro Histórico de Lisboa – Turismo Sustentável, a turma deslocou-se ao centro histórico de Lisboa, acompanhada pela turma TT 2022-2025 e pelos alunos do curso Técnico/a de Desenho Digital 3D e pelas professoras Madalena Costa, Marta Dias, Sónia Carvalho, João Pinto e Lígia Costa.


A turma TDD3D-TT 2023-2026 (TT) foi a dinamizadora desta visita de estudo, que fazia parte integrante deste Projeto Interdisciplinar, sendo guias turísticos, de um itinerário definido, do centro histórico de Lisboa.

A visita teve início na Sé Catedral de Lisboa e posteriormente as turmas dirigiram-se para a Igreja e Largo de Santo António, Terreiro do Paço, Ribeira das Naus, Arco Triunfal da Rua Augusta, Praça do Município, Rua Augusta e Elevador de Santa Justa.


As turmas fizeram uma paragem na Praça da Figueira para apresentação da Igreja de São Domingos e, na Praça do Rossio, para observarem o exterior do Teatro Nacional D. Maria II, a idiomática estação de comboios do Rossio e depois onde fizeram uma breve paragem no Hard Rock Café. Após esta paragem, seguiram até à estátua de homenagem aos Calceteiros que permitiu um melhor conhecimento da Praça dos Restauradores, terminando o roteiro na Avenida da Liberdade. Os alunos responsáveis por cada parte deste roteiro descreveram os locais, caracterizando-os a nível histórico, geográfico e cultural.


Esta atividade constituiu uma simulação prática enriquecedora de um dia de trabalho de um Técnico de Turismo. Com a preparação e execução desta visita os alunos consolidaram e adquiriram competências que enriquecem a sua formação e lhes permite percecionar de forma mais consciente o que poderão vir a fazer no estágio do próximo ano e no futuro profissional, constituindo, igualmente, um fator de motivação para a realização e conclusão do curso.


Este Projeto Interdisciplinar teve, igualmente, como objetivos sensibilizar, motivar e desenvolver atitudes mais proativas para as questões relacionadas com a operacionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que a atividade turística, cada vez mais, está sensível a estes objetivos, pois constituem os pilares basilares de uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a natureza e os direitos humanos. Assim, com o desenvolvimento deste trabalho, os alunos estiveram em condições de reconhecer e consolidar conhecimentos sobre os seguintes ODS:

- 1 Erradicar a Pobreza, 2 Erradicar a Fome, 5 Igualdade de Género, 8 Trabalho Digno e Crescimento Económico e 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis: pela oportunidade da criação do seu próprio emprego como meio de subsistência, com igualdade de oportunidades entre géneros e respeito pelas diferenças individuais de cada participante, desenvolvendo uma atividade profissional digna e de promoção dos destinos, de forma integrada, valorizando a cultura, o património e os costumes locais;

- 3 Saúde de Qualidade: o desenvolvimento do Projeto e a sua aplicabilidade permitiram promover um percurso saudável, através do itinerário traçado, tendo sido sendo realizado a pé;

- 4 Educação de Qualidade: o desenvolvimento do Projeto contribuiu para um processo de educação inclusiva, de qualidade e equitativa, constituindo uma excelente forma de preparação para o mercado de trabalho;

- 12 Produção e Consumos Sustentáveis, 13 Ação Climática, 15 Proteger a Vida Terrestre: a produção de materiais digitais através da criação de QR Codes, flyers digitais, sites, vídeos e questionários digitais obrigou ao pensamento crítico dos alunos, aquando da elaboração de produtos finais, que sejam amigos do ambiente, sendo o desperdício de papel altamente reduzido ou mesmo nulo, contribuindo para a preservação do planeta, educando o consumidor participante desta atividade para as boas práticas de sustentabilidade e de cidadania.




14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page