top of page

Roteiro Turístico ao Centro Histórico de Lisboa – Turismo Sustentável

No âmbito do desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar da turma TT 2022-2025 Roteiro Turístico ao Centro Histórico de Lisboa – Turismo Sustentável, a turma dinamizou uma deslocação ao centro histórico de Lisboa, foi acompanhada pela turma TT 2021-2024 e pelas professoras Madalena Costa, Marta Dias, Sónia Carvalho e Sónia Dores.


A turma TT 2022-2025 foi a dinamizadora desta visita de estudo, que fazia parte integrante deste Projeto Interdisciplinar, sendo guias turísticos de um itinerário definido do centro histórico de Lisboa.


A visita teve início no Terreiro do Paço no Arco Triunfal da Rua Augusta, posteriormente as turmas deslocaram-se até à Ribeira das Naus. Seguidamente, visitaram a Praça do Município, a Igreja de S. António dirigindo-se à Sé de Lisboa, desceram à Rua Augusta passando pelo Elevador de Santa Justa para visitarem a zona do Chiado passando pelo Café “A Brasileira” e pela estátua do mais universal poeta português Fernando Pessoa. O roteiro turístico incluía, ainda, a visita à Basílica dos Mártires, à Praça Luís de Camões e à Igreja da Nossa Senhora da Encarnação. As turmas fizeram uma paragem na Praça da Figueira para apresentação da Igreja de São Domingues e, na Praça do Rossio, para observarem o exterior do Teatro Dona Maria II, a idiomática estação de comboios do Rossio onde fizeram uma breve paragem no Hard Rock Café. Após esta paragem, seguiram até à estátua de homenagem aos Calceteiros que permitiu um melhor conhecimento da Praça dos Restauradores, terminando o roteiro na Avenida da Liberdade. Os alunos responsáveis por cada parte deste roteiro descreveram os locais, caracterizando-os a nível histórico, geográfico e cultural.


Esta atividade constituiu uma simulação prática enriquecedora de um dia de trabalho de um Técnico de Turismo. Com a preparação e execução desta visita os alunos consolidaram e adquiriram competências que enriquecem a sua formação e lhes permite percecionar de forma mais consciente o que poderão vir a fazer no estágio do próximo ano e no futuro profissional, constituindo, igualmente, um fator de motivação para a realização e conclusão do curso.



30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page