top of page

Profissional de comunicação na grande distribuição em sessão com os alunos na EPS

Elena Aldana partilhou experiência no LIDL e na Mercadona em aula sobre estratégia de comunicação.


A profissional de Comunicação e Relações Públicas Elena Aldana, que já foi diretora de comunicação das marcas LIDL e Mercadona, em Portugal, esteve numa sessão na Escola Profissional de Setúbal (EPS), destinada aos alunos das turmas do 2.º ano da disciplina de Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas e do 1.º ano da disciplina de Técnicas de Turismo.

Na “aula”, que decorreu no dia 4 de novembro, no auditório da Escola, a convidada partilhou a sua experiência nestas duas cadeias de distribuição alimentar, tendo revelado que foi a expansão da marca Mercadona para Portugal que a trouxe ao nosso país.

Elena Aldana, de nacionalidade espanhola, trabalhava em Espanha quando a empresa decidiu iniciar atividade em Portugal. A então diretora de comunicação veio para o nosso país e liderou o trabalho de contato com as autoridades portuguesas e a elaboração e concretização do plano de comunicação da marca para o mercado nacional.

Depois do lançamento das primeiras lojas da Mercadona, no norte de Portugal, Elena Aldana recebeu um convite do LIDL Portugal e passou a diretora de comunicação e relações públicas desta outra marca que tem já mais de 200 lojas no nosso país.

A convidada explicou os desafios que a marca Mercadona teve de ultrapassar para conquistar o seu lugar no mercado português, designadamente para lidar com um público com hábitos, gostos e uma cultura diferente, partilhou vários episódios da sua experiência nas duas conhecidas insígnias.

Alguns dos casos mais caricatos, que despertaram maior interesse nos alunos, são do âmbito da gestão de crises, em que a comunicação é chamada a dar resposta a situações que podem afetar a imagem ou até a reputação da marca. Elena Aldana recordou, por exemplo, como uma das cadeias lidou com a situação de um cliente ter falecido em plena loja, durante o horário de funcionamento, em que o estabelecimento estava cheio de clientes.



39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo