top of page

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL – COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

A Divisão da Juventude, da Câmara Municipal de Setúbal, realizou, na Escola Profissional de Setúbal, mais uma Oficina de Desenvolvimento Pessoal, subordinada ao tema Comunicação Assertiva. Esta Oficina teve por objetivo promover o desenvolvimento de competências nos jovens, capacitando-os para o mercado de trabalho.


Foi realçada a importância da comunicação, constituindo-se como uma ferramenta essencial quer a nível pessoal, quer a nível profissional.


Foram realizados exercícios de comunicação que ajudam a treinar a comunicação e a estabelecer os limites numa linguagem não violenta. Os exercícios realizados permitiram aos alunos perceber os diferentes estilos de comunicação, a importância da entoação para transmitir comportamentos passivos, agressivos, assertivos e passivo-agressivos. Permitiu, igualmente, demonstrar que a expressão de ideias e de necessidades pode ser feita sem ferir suscetibilidades.


A reflexão sobre os estilos de comunicação foi muito interessante, pois permitiu aprender como responder de forma mais assertiva, respeitando as nossas necessidades e as dos outros e, em simultâneo, desenvolver e construir relacionamentos mais saudáveis e produtivos, a nível profissional e pessoal. Este tipo de desenvolvimento de competências comunicativas pode fazer toda a diferença na nossa capacidade de expressar, resolver conflitos e até mesmo alcançar melhores resultados.



12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page