A turma TT 2022-2025 apresentou, no passado dia 6 de dezembro, o Projeto Interdisciplinar denominado Venha conhecer Setúbal de forma sustentável.
Este Projeto teve como objetivo melhorar o conhecimento sobre o Centro Histórico de Setúbal, de acordo com um itinerário previamente estabelecido pela turma: Casa da Baía, Pelourinho, Largo José Afonso, Mercado do Livramento, Convento de Jesus, Casa da Cultura, Casa de Turismo, Igreja de S. Julião, Praça do Bocage, Câmara Municipal de Setúbal, Glorieta Luísa Todi, Galeria Municipal de Setúbal, Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, Ask Me Arrábida, Largo da Misericórdia, Igreja de Santa Maria da Graça, Casa do Corpo Santo, Museu do Trabalho, Miradouro de S. Sebastião e Casa do Bocage.
Neste Projeto os alunos adquiriram e consolidaram informações relacionadas com o património arquitetónico e cultural de Setúbal, as suas características e os respetivos enquadramentos históricos e estéticos. Os alunos produziram materiais digitais de suporte ao itinerário, concretamente QR Codes, flyers digitais, sites, vídeos, jogos e questionários digitais, de cada um dos locais. Estes produtos foram construídos recorrendo a ferramentas das tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para consolidar aprendizagens adquiridas nas TIC e também para a desmaterialização em suportes de papel.
Este Projeto Interdisciplinar teve, igualmente, como objetivos sensibilizar, motivar e desenvolver atitudes mais proativas em questões relacionadas com a operacionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que a atividade turística, cada vez mais, está sensível a estes objetivos, pois constituem os pilares basilares de uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a natureza e os direitos humanos. Assim, com o desenvolvimento deste trabalho, os alunos conseguiram reconhecer e consolidar conhecimentos sobre os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- 1 Erradicar a Pobreza, 2 Erradicar a Fome, 5 Igualdade de Género, 8 Trabalho Digno e Crescimento Económico e 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis: pela oportunidade da criação do seu próprio emprego como meio de subsistência, com igualdade de oportunidades entre géneros e respeito pelas diferenças individuais de cada participante, desenvolvendo uma atividade profissional digna e de promoção dos destinos, de forma integrada, valorizando a cultura, o património e os costumes locais;
- 3 Saúde de Qualidade: o desenvolvimento do Projeto e a sua aplicabilidade permitem promover um percurso saudável, através do itinerário traçado, sendo realizado a pé;
- 4 Educação de Qualidade: o desenvolvimento do Projeto contribui para um processo de educação inclusiva, de qualidade e equitativa, constituindo uma excelente forma de preparação para o mercado de trabalho;
- 12 Produção e Consumos Sustentáveis, 13 Ação Climática, 15 Proteger a Vida Terrestre: a produção de materiais digitais através da criação de QR Codes, flyers digitais, sites, vídeos e questionários digitais obriga ao pensamento crítico dos alunos, aquando da elaboração de produtos finais, que sejam amigos do ambiente, sendo o desperdício altamente reduzido ou mesmo nulo, contribuindo para a preservação do planeta, educando o consumidor participante desta atividade para as boas práticas de sustentabilidade e de cidadania.
Descreveram, aos colegas da turma TDD3D-TT 2023-2026 (TT), os locais e as figuras históricas do itinerário, recorrendo aos materiais digitais acima referidos, constituindo esta ação uma simulação do trabalho efetuado por um guia turístico.
Este Projeto permitiu aos alunos de ambas as turmas um maior conhecimento do Centro Histórico de Setúbal.
Comments