No início do século XXI, a moda representava uma das indústrias com maior pegada ambiental e social, tendo-se assistido a um excesso dos níveis de consumo a partir dos anos 80.
O mercado da moda é caraterizado pelo curto ciclo de vida dos produtos, isto porque em cada estação são apresentadas novas coleções, fazendo com que os produtos da estação anterior, estando ou não em bom estado, sejam postos de lado por não estarem “na moda”. Esta prática incentiva o consumo desenfreado aliado a tendências passageiras.
Numa época em que a preservação do meio ambiente se torna uma prioridade, a moda é obrigada a avaliar o seu impacto no planeta e adotar medidas ecologicamente responsáveis e socialmente justas. Ao alinharem as suas políticas empresariais com estas novas medidas, as marcas fortalecem a sua notoriedade e vão ao encontro das expetativas dos atuais consumidores que procuram cada vez mais produtos sustentáveis e são cada vez mais conscientes. Considerando que é importante os alunos refletirem sobre esta problemática, relacionando-a com as atuais estratégias de marketing adotadas pelas empresas e procurar responder a algumas questões como: as grandes marcas de moda afirmam-se sustentáveis, mas será que continuam a produzir além do que é sustentável? Continuam a basear-se em modelos de negócio que estimulam a procura? Decidiu-se desenvolver um Projeto Interdisciplinar onde estas questões fossem tratadas.
A turma foi dividida em grupos e cada grupo analisou e caraterizou a moda em determinada década (A Moda e a Sustentabilidade nos anos 70, A Moda e a Sustentabilidade nos anos 80, A Moda e a Sustentabilidade nos anos 90, A Moda e a Sustentabilidade entre 2000 e 2010 e A Moda e a Sustentabilidade a partir de 2010), os seus impactos negativos em termos ambientais e sociais e apresentaram as práticas sustentáveis que transformaram esta indústria.
Cada grupo criou uma campanha de sensibilização, dirigida à comunidade educativa, incentivando o consumo consciente e a valorização de práticas, como por exemplo o upcycling (transformar roupas antigas em novas peças de vestuário ou acessórios). Os grupos criaaram uma peça de vestuário reaproveitando materiais.
A realização deste Projeto, de natureza colaborativa e integradora de saberes, conhecimentos e desenvolvimento de competências transversais das componentes sociocultural, científica, tecnológica e cidadania e desenvolvimento (domínio de desenvolvimento sustentável e da educação ambiental pelo impulso de práticas de marketing e comunicação eminentemente de natureza digital, sem recurso a materiais físicos, implicando o consumo energético) foi fundamental para a formação dos alunos, como futuros técnicos e cidadãos, que se pretende que sejam cada vez mais conscientes e sensíveis no que às questões ambientais diz respeito.
O Projeto reforçou o trabalho desenvolvido pela Escola Profissional de Setúbal no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Promoveu o desenvolvimento e a consolidação de aprendizagens essenciais numa lógica interdisciplinar, em alinhamento com o perfil profissional do curso Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, além de ter constituído mais uma forma de preparação dos alunos para a realização de projetos e tarefas inerentes à realização da Formação em Contexto de Trabalho e desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional.




