Reunião ERASMUS em Portugal - Projeto IndEra

Teve lugar na Escola Profissional de Setúbal, entre os dias 16 e 20 de maio, uma reunião transnacional do Projeto IndEra - Indústria 4.0. Este projeto coordenado pela Turquia, conta com uma parceria que integra, para além de Portugal, Itália, Lituânia, República Checa, Lituânia e Espanha. Na reunião participaram 40 pessoas, com professores e alunos dos diversos países.


A agenda de trabalho incluiu a apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos e pelos professores no âmbito do Projeto, que pretende ser uma mostra de diversas perspetivas de abordagem do tema da Indústria 4.0 nas Escolas participantes. Durante os dias do encontro, houve oportunidade de visitar o Instituto Politécnico de Setúbal e a FABLab, em Lisboa. Também a componente cultural esteve presente com uma visita pelo centro histórico de Setúbal, que incluiu uma receção na Casa da Baía, pela Serra da Arrábida, bem como uma breve visita a Lisboa.


O objetivo do Projeto é compreender o que se passa nas escolas Europeias, o que estão a estudar os professores e alunos e saber como transferem estas práticas e conhecimentos para os estudantes, os futuros profissionais. Ao longo do projeto, os professores e alunos do Ensino e Formação Profissional serão formados nas tecnologias da Indústria 4.0, com a metodologia PBL, com recurso ao pensamento artístico.


Cada parceiro focou-se em algum dos seguintes tópicos: Análise de grandes dados; Robôs autónomos; Simulação; Integração de sistemas horizontais e verticais; Internet das coisas a nível industrial; Segurança cibernética; Tecnologias de nuvem; Produção aditiva; Realidade aumentada e virtual.


O Projeto tem contribuído para a partilha de boas práticas; desenvolvimento de conhecimento intercultural; incremento de novas metodologias de ensino; possibilidade de beneficiar de novas informações e experiências de Indústria 4.0 e trabalho interdisciplinar.




7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo