top of page

O Consentimento não é suficiente

No âmbito do desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar O Último Esconderijo da Inocência, a desenvolver pela turma TCMRPP 2022-2025, realizou-se no dia 17 de novembro, no auditório, uma sessão para assinalar o Dia da Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abusos Sexuais, intitulada Consentimento, dinamizada pela Dr.ª Maria João Faustino (Psicóloga Social doutorada pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e investigadora na área da violência sexual).


Durante a sessão foi discutido o conceito de violência sexual, escrutinado o seu alcance e implicações. O consentimento ultrapassa a mera premissa de que o não significa não, sendo importante a forma como comunicamos e transmitimos os sentimentos, e que nos ajuda apenas a fazer coisas que são confortáveis para nós e para a outra pessoa.


Foi sublinhada a questão da importância da segurança, na proteção das crianças prevenindo ao máximo que venham a ser vítimas deste grave tipo de crime, protegendo-as e apoiando-as caso já tenham sido vítimas de violência sexual.


A escolha desta temática para o desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar tem por base um convite da Associação Dar Cor à Vida, para uma turma desta área de formação ser uma das parceiras do Projeto O último Esconderijo da Inocência.


Pretende-se com este Projeto incentivar a denúncia e reforçar a importância de estarmos atentos e conscientes de que cabe a cada um de nós fazer a diferença.





22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page