No dia 31 de abril, os alunos do 2º Ano do Curso Técnico de Turismo da Escola Profissional de Setúbal tiveram oportunidade de assistir a uma Palestra conduzida pelo professor Galopim de Carvalho intitulada Geodiversidade e geoconservação.
Foi no Cinema Charlot – Auditório Municipal que o especialista em geologia explicou os conceitos de geossítio, geomonumento e monumento natural. Falou da importância da classificação e preservação dos monumentos geológicos, com vista à sua defesa, valorização e fruição por parte do visitante. Apresentou como exemplo a Pedra Furada, em Setúbal.
Galopim de Carvalho detém vasta bibliografia científica, de divulgação e ficção, com mais de três centenas de títulos publicados. É doutorado em Sedimentologia pela Universidadede Paris e em Geologia pela Universidade de Lisboa. É o grande impulsionador do interesse do público português pela temática dos dinossauros.
Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural, de 1992 a 2003, e concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado de Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.