FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO
- Mario Vagarinho
- 2 de abr.
- 1 min de leitura
Os alunos de 2.º ano dos cursos Técnico/a Auxiliar de Farmácia; Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos; Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos; Técnico/a de Mecatrónica Automóvel e Técnico de Turismo realizaram seis semanas (de 20 de janeiro a 28 de fevereiro) de Formação em Contexto de Trabalho, que consistiu num estágio em empresas e instituições dos distritos de Setúbal e de Lisboa.
Estes estágios foram coordenados e acompanhados pela Escola Profissional de Setúbal, proporcionaram o 1.º contacto com o mundo do trabalho e a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional associado à respetiva qualificação dos cursos frequentados pelos alunos.
Os alunos produziram relatórios, de acordo com as regras previstas no regulamento e fizeram apresentações orais perante o grupo interveniente na avaliação da componente de formação em contexto de trabalho. As apresentações foram feitas com recurso a meios audiovisuais, caraterizaram as entidades de acolhimento, abordaram as questões relativas à higiene e segurança do trabalho, preocupações ambientais e qualidade, explicaram e fundamentaram as atividades desenvolvidas na Formação em Contexto de Trabalho e, por fim, apresentaram uma reflexão final.
Estes estágios permitiram também à escola verificar a adequação da sua formação às necessidades reais do mercado de trabalho.