Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência – Prevenção e combate ao bullying, ciberbullying e a outras formas de violência
No âmbito da celebração do Dia da Internet Mais Segura, a turma TGEI 2024-2027, da Escola Profissional de Setúbal, realizou uma importante atividade com foco na consciencialização de questões relacionadas com bullying e ciberbullying. O objetivo da atividade foi sondar os alunos sobre suas experiências e conhecimentos em relação a estas problemáticas.
Durante a atividade os alunos analisaram textos de apoio fornecidos pelo Ministério da Educação e criaram um formulário, questionando os alunos da turma, se já foram vítimas ou agressores de bullying/ciberbulling. Além de discutirem o que sabem sobre as diferentes formas de bullying, incluindo o ciberbullying, a turma também explorou os níveis de incidência desses comportamentos, revelando que muitos reconhecem a gravidade do problema e a sua presença nas escolas e nas redes sociais.
Os alunos debateram as consequências para as vítimas, destacando os impactos emocionais e sociais que o bullying/ciberbulling pode causar. Os questionários irão ser respondidos por todos os alunos da turma e, posteriormente, haverá um debate, contemplando a importância do papel da escola na prevenção e intervenção desses casos, alinhando-se à iniciativa Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência.
A atividade não só promoveu um espaço de diálogo e reflexão, como também contribuiu para a compreensão da importância de um ambiente escolar seguro e saudável para todos.
