Escola Profissional de Setúbal
Skip Navigation Links

Projeto Assistente Comenius 2012

 

A Escola Profissional de Setúbal recebeu de Outubro de 2012 a Março de 2013 a Assistente Comenius Rosemarie Albrecht da Alemanha.

Durante a sua permanência na nossa escola a assistente pode desenvolver várias actividades.

Actividades Lectivas:

 

A assistente assistiu a aulas leccionadas na escola nas disciplinas de Português e línguas estrangeiras. Deste modo conheceu melhor os alunos tornando-se mais presente na sua rotina escolar diária favorecendo a comunicação e interação entre todos.

 

Actividades Extracurriculares:

CULTURA - Deu a conhecer à Comunidade Educativa vários aspectos sobre a Alemanha e a sua cultura. Produziu uma apresentação sobre o país, no início da estadia da AC para divulgar informações e suscitar o interesse dos alunos. Para além disso foi destacado um placard no átrio da escola para as actividades da AC, no qual foram colocados diversos trabalhos sobre temas actuais, feriados nacionais e outros temas de interesse sobre a Alemanha e outros países de língua alemã.

 

GASTRONOMIA - Para dar a conhecer a culinária, realizou-se uma semana de receitas alemãs no refeitório da escola. Deste modo, toda a comunidade teve a possibilidade de experimentar receitas típicas da Alemanha, conhecer outros paladares e os que tiveram mais interesse obter as receitas de alguns pratos típicos.

 

FESTIVIDADE - Na época do Natal solicitou-se aos alunos que participassem na decoração natalícia da escola. Foram divulgadas tradições natalícias alemãs como a preparação duma coroa e dum calendário de “advento”, dando a possibilidade de apreenderem e apelar aos alunos a fazer adaptações criativas utilizando materiais diferentes. Foi organizada uma exposição com os resultados.

 

FESTIVAL DE CINEMA - Em colaboração com outros professores da escola realizou-se um festival de cinema alemão durante o qual foram visionados filmes cujos temas suscitaram o debate, desafio ou interesse comum para proporcionar uma discussão posterior. Para além disso, foram visionados filmes considerando a formação dos alunos, como por exemplo filmes de animação - foi a Semana da Animação.

 

SESSÕES DE ALEMÃO – Como actividade extra curricular foram agendadas semanalmente sessões de iniciação à língua alemã que incluíram explicações gramaticais, exercícios de oralidade e a possibilidade de conhecerem a cultura. Foram utilizados diferentes métodos e criados diversas materiais.

 

MOBILIDADE – Durante a celebração da Semana da Escola, como parte integrante das apresentações dos alunos sobre as suas experiências durante o estágio “Leonardo da Vinci - Mobilidade”, a assistente apresentou o tema “O que é ser Mobilidade na Europa”. Assim apresentou o seu testemunho na 1ª pessoa sobre a sua experiência de realizar uma mobilidade de longa duração. Pode desmistificar a ideia sobre a participação em programas de mobilidade e suscitar a curiosidade e vontade nos alunos de viver mais Europa.

 

PROJETOS COMENIUS MULTILATERAIS - Durante toda a estadia a assistente participou nos Projectos Comenius Multilaterais da escola “Cyberspace” e “Let’s Try Business!” de modo a apoiar os alunos e professores na preparação de reuniões, participação em reuniões de projeto e de equipa de forma a contribuir nas actividades que se estão a desenvolver.

 

 

A Rosemarie realizou, no final do seu período como assistente um JORNAL que regista e ilustra algumas das actividades desenvolvidas.

 

Os resultados obtidos durante a permanência da Assistente na nossa escola foram fantásticos e, em muito, superaram as nossas expectativas.

Foi uma experiência inesquecível para toda a Comunidade Educativa e prova disso foi a grande adesão de todos para o almoço surpresa de despedida organizado pelo Gabinete de Projetos Comunitários (Despedida surpresa da assistente Comenius).