Escola Profissional de Setúbal
Skip Navigation LinksInício > Projectos Comunitários

A Fundação Escola Profissional de Setúbal, ao longo dos anos, através do seu Gabinete de Projectos Comunitários (G.P.C.), tem desenvolvido diversos projectos em diferentes áreas, cooperando com entidades e escolas da Europa Comunitária, em prol do processo de Integração Europeia através da Educação e Formação Profissional.

Com estes projectos, pretende-se promover a integração da Comunidade Escolar na Europa Comunitária através da troca de experiências, saberes e conhecimentos.

A aprendizagem através da concretização de actividades dos nossos jovens faz-se através do desenvolvimento de trabalhos em sala de aula, participação em Seminários, intercâmbios e reuniões de projecto, dentro e fora do país, promovendo a mobilidade de professores e alunos.

FEPSET pretende consolidar de forma consistente a sua aposta na Internacionalização da Formação e na Aprendizagem ao Longo da Vida.

Projectos Desenvolvidos

Com os desafios impostos por uma sociedade em constante mutação e onde a educação, a aquisição de qualificações e competências são de crescente importância e cada vez mais vitais para a entrada no mercado de trabalho, a Fundação Escola Profissional de Setúbal continua a apostar numa visão global do sistema educativo integrando o respeito e a compreensão pela diversidade cultural e linguística, através do Gabinete de Projectos Comunitários.

Por este motivo, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, são dinamizados Projectos de âmbito Internacional com o objectivo de propiciar o contacto da comunidade escolar com diferentes realidades sócio–económicas, culturais e espaciais, promovendo-se um alargamento de horizontes, quer pelo conhecimento da diversidade Nacional, quer pelo fomento, através da educação, da cooperação com os países Europeus, contribuindo e fortalecendo desta forma a cidadania europeia.

O G.P.C. desenvolve projectos no âmbito dos Programas Europeus: Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Juventude em Acção, Rede ENIS, Rede eTwinning, Atlantis, LIFE+ entre outros. No âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida são desenvolvidos diversos projectos, nomeadamente através dos Programas: Comenius; GRUNDTVIG; Leonardo da Vinci.

Participação na Comunidade Educativa

O Gabinete de Projectos Comunitários, sob orientação da Direcção de Projectos, desenvolve diversos projectos Europeus, envolvendo para o efeito, toda a Comunidade Educativa em diferentes dinâmicas como a mobilidade, criação de ferramentas interactivas de ensino/aprendizagem, troca de experiências sobre métodos de ensino, criação de websites, utilização de ferramentas (software) de aprendizagem, aplicação e analise de inquéritos, etc. Existe uma forte aposta numa dinâmica de mobilidade de alunos, professores, formadores, formandos, técnicos, envolvendo toda a Comunidade Educativa.

Parceiros

Os projectos desenvolvidos pelo G.P.C. têm como base uma sólida e firmada rede de parceiros, contado com a participação de diferentes entidades/instituições, em várias áreas de intervenção:

  • Escolas: Profissionais, Escola Secundárias, Colégios.
  • Instituições Locais: Autarquias, Departamentos Municipais, Conselhos Locais de Educação, etc.
  • Instituições Nacionais: Ministérios, Universidades, Institutos Politécnicos.
  • Instituições Privadas: ONG’s, Associações, Fundações, etc.
  • Empresas Privadas de diferentes áreas: PME, Hotéis, empresas de avaliação, empresas de estudos e sondagens, entre outras.

Parceria Europeia

A rede de parceria Europeia da FEP.SET, conta com parceiros em quase todos os países da Europa estendendo a sua actuação também aos países em fase de adesão, como a Turquia. A FEPSET procura sempre alargar a sua rede de contactos e parceiros com o objectivo de impulsionar a troca de experiências/saberes como outras culturas.

Mapa

Mobilidade

No âmbito do desenvolvimento, dos vários projectos, possibilita-se a mobilidade de vários elementos da FEP.SET. De acordo com os objectivos do projecto e da mobilidade são seleccionados os participantes. As mobilidades destinam-se nomeadamente a: reuniões de projecto, estágios, intercâmbios, seminários, formação.

A FEP.SET acolhe na sua escola várias reuniões de projecto, realiza sessões de divulgação com a participação de professores e alunos, acompanha e coordena estágios de alunos de Escolas parceiras, entre outras. O G.P.C. é responsável por acolher um elevado número de professores e alunos de instituições parcerias, contado com o apoio e participação de toda a Comunidade Educativa.

O Projeto "EUROMOBILITY - The Future is NOW!", desenvolvido pela Escola Profissional de Setúbal (EPS), através do seu Gabinete de Projetos Comunitários (GPC), em parceria com duas entidades distintas, a EPD - European Projects Development, com sede em Portugal e intervenção em Espanha e na Letônia e com a Escola IIS CESARE BATTISTI em Itália, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos 16 anos ao nível da internacionalização da formação em alternância e alargar a sua área de ação para a promoção de estágios e consequente empregabilidade de alunos diplomados, bem como, promover formação para colaboradores da escola ao nível europeu de forma a fomentar cada vez mais o trabalho em parceria e rede europeia. O projeto terá a duração de 24 meses, com início em janeiro de 2017 e conclusão em dezembro de 2019. Durante este período serão desenvolvidos todos os mecanismos para a realização de diferentes fluxos que contam com um total de 64 participantes. O desenvolvimento dos fluxos irá ser realizado da seguinte forma:

  • Alunos/Formandos - para Espanha, Itália e Letônia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 30 dias + 2 dias viagem; total de 32 participantes e 12 acompanhantes.
  • Diplomados - de 01/01/2017 a 30/10/2019 - para Espanha, Itália e Letônia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 45 dias + 2 dias viagem; total de 12 participantes.

O incentivo e promoção da mobilidade em contexto europeu de todos os intervenientes na/da escola tem sido uma prioridade nos últimos anos, de forma a permitir a todos um alargamento da sua área de intervenção, novas competências, bem como o enriquecimento pessoal, social e cultural. Assim, o impacto esperado após a sua intervenção neste projeto é uma experiência de trabalho/estágio em contexto europeu, sendo valorizados os seus conhecimentos e competências técnicas, aumento das competências linguísticas, pessoais e sociais na promoção do seu futuro através da empregabilidade no espaço europeu. Todas as informações inerentes aos fluxos de Setembro de 2017 para alunos ver documento em anexo.

INFORMAÇÃO – DIPLOMADOS

O Gabinete de Projetos Comunitários (GPC) da Escola Profissional de Setúbal (EPS) informa os alunos que concluíram a sua formação no último ano qual o procedimento inerente à candidatura para realização de mobilidade em contexto europeu.

CALENDÁRIO*

1ºFASE

  • Envio de CV e Carta de Candidatura (em português e inglês) por mail para projectos@eps.pt – até dia 23/02/2018.
  • Analise dos CV’s – até 28 de fevereiro;
  • Divulgação de resultados (são afixados na porta do GPC) – até 28 de fevereiro;

--- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE SELECIONADOS PARA A 2ª FASE ---

2ºFASE

  • Entrevista presencial em português e inglês.
  • * Se necessário prova prática (área de formação em inglês)
  • Entrevistas de seleção – de 01 a 06 de março;

--- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE SELECIONADOS ---

Critérios de avaliação de candidaturas:

  • CV e Carta de Candidatura – rigor na informação, média de curso e média de FCT/FPCT’s, apresentação de anexos (certificados), cartas de recomendação das entidades de FCT/FPCT, carta de recomendação de professores, OET/RA, CC/CIA, demonstração de competências diversas. Entrevista – conforme grelha; demonstração de capacidades ao nível da comunicação oral em português e inglês, motivação, empenho, pro-atividade. * Se necessário prova – conforme grelha de avaliação
  • Países destino: Espanha, Itália, Letónia
  • Duração: 45 dias + 2 dias de viagem
  • Mobilidade – de 09/04 a 25/05 (45 dias + 2 dias de viagem) – PREVISTO*

DIPLOMADOS

(VAGAS)

  • ESPANHA 4
  • ITÁLIA 4
  • LETÓNIA 4
  • *as datas previstas podem ser alteradas sem aviso prévio.

FEPSET Certificada em Mobilidade Leonardo da Vinci – 2010/2012

FEPSET Certificada VET-CHARTER 2014-2020

Contacto do Gabinete de Projectos Comunitários
Tel: 00351 265 729975; Mail: projectos@eps.pt