Escola Profissional de Setúbal
Skip Navigation LinksInício > Projectos Comunitários

A Escola Profissional de Setúbal, ao longo dos anos, através do seu Gabinete de Projectos Comunitários (G.P.), tem desenvolvido diversos projetos em diferentes áreas, cooperando com entidades e escolas da União Europeia, em prol do processo de Integração Europeia através da Educação e Formação Profissional.

Com estes projectos, pretende-se promover a integração da Comunidade Escolar na Europa Comunitária através da troca de experiências, saberes e conhecimentos.

A aprendizagem através da concretização de atividades dos nossos jovens faz-se através do desenvolvimento de trabalhos em sala de aula, participação em Seminários, intercâmbios e reuniões de projeto, dentro e fora do país, promovendo igualmente a mobilidade de professores, colaboradores, alunos e jovens diplomados.

A EPS pretende consolidar de forma consistente a sua aposta na Internacionalização da Formação e na Aprendizagem ao Longo da Vida.

Projectos Desenvolvidos

Com os desafios impostos por uma sociedade em constante mutação e onde a educação, a aquisição de qualificações e competências são de crescente importância e cada vez mais vitais para a entrada no mercado de trabalho, a Escola Profissional de Setúbal continua a apostar numa visão global do sistema educativo integrando o respeito e a compreensão pela diversidade cultural e linguística, através do Gabinete de Projectos.

Por este motivo, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, são dinamizados Projetos de âmbito Internacional com o objetivo de propiciar o contacto da comunidade escolar com diferentes realidades socioeconómicas, culturais e territoriais, promovendo-se um alargamento de horizontes, quer pelo conhecimento da diversidade Nacional, quer pelo fomento, através da educação, da cooperação com os países Europeus, contribuindo e fortalecendo desta forma a cidadania europeia.

Ao longo do seu percurso, o G.P. tem desenvolvido projetos no âmbito dos Programas Europeus: Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Juventude em Ação, Rede ENIS, Rede eTwinning, Atlantis, LIFE+ entre outros. No âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida foram desenvolvidos diversos projetos, nomeadamente através dos Programas: Comenius; GRUNDTVIG; Leonardo da Vinci.

Participação na Comunidade Educativa

O Gabinete de Projetos, sob orientação da Direção de Projetos, desenvolve diversos projetos Europeus, envolvendo para o efeito, toda a Comunidade Educativa em diferentes dinâmicas como a mobilidade, criação de ferramentas interativas de ensino/ aprendizagem, troca de experiências sobre métodos de ensino, criação de websites, utilização de ferramentas (software) de aprendizagem, aplicação e análise de inquéritos, etc. Existe uma forte aposta numa dinâmica de mobilidade de alunos, professores, formadores, formandos, técnicos, envolvendo toda a Comunidade Educativa.

Parceiros

Os projetos desenvolvidos pelo G.P. têm como base uma sólida e firmada rede de parceiros, contando com a participação de diferentes entidades/ instituições, em várias áreas de intervenção:

  • Escolas: Profissionais, Escola Secundárias, Colégios.
  • Instituições Locais: Autarquias, Departamentos Municipais, Conselhos Locais de Educação, etc.
  • Instituições Nacionais: Ministérios, Universidades, Institutos Politécnicos.
  • Instituições Privadas: ONG’s, Associações, Fundações, etc.
  • Empresas Privadas de diferentes áreas: PME, Hotéis, empresas de avaliação, empresas de estudos e sondagens, entre outras.

Parceria Europeia

A rede de parceria Europeia da EPS, conta com parceiros em quase todos os países da Europa estendendo a sua atuação também aos países em fase de adesão, como a Turquia. A EPS procura sempre alargar a sua rede de contactos e parceiros com o objetivo de impulsionar a troca de experiências/ saberes com outras culturas.

Mapa

Mobilidade

No âmbito do desenvolvimento dos vários projetos, possibilita-se a mobilidade de vários elementos da EPS. De acordo com os objetivos do projeto e da mobilidade, assim são selecionados os participantes. As mobilidades destinam-se nomeadamente a: reuniões de projeto, estágios, intercâmbios, seminários, formação.

A EPS acolhe na sua escola várias reuniões de projeto, realiza sessões de divulgação com a participação de professores e alunos, acompanha e coordena estágios de alunos de Escolas parceiras, entre outras. O G.P. é responsável por acolher um elevado número de professores e alunos de instituições parcerias, contado com o apoio e participação de toda a Comunidade Educativa.

O Projeto "EUROMOBILITY - The Future is NOW!", desenvolvido pela Escola Profissional de Setúbal (EPS), através do seu Gabinete de Projetos Comunitários (GPC), em parceria com duas entidades distintas, a EPD - European Projects Development, com sede em Portugal e intervenção em Espanha e na Letônia e com a Escola IIS CESARE BATTISTI em Itália, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos 16 anos ao nível da internacionalização da formação em alternância e alargar a sua área de ação para a promoção de estágios e consequente empregabilidade de alunos diplomados, bem como, promover formação para colaboradores da escola ao nível europeu de forma a fomentar cada vez mais o trabalho em parceria e rede europeia. O projeto terá a duração de 24 meses, com início em janeiro de 2017 e conclusão em dezembro de 2019. Durante este período serão desenvolvidos todos os mecanismos para a realização de diferentes fluxos que contam com um total de 64 participantes. O desenvolvimento dos fluxos irá ser realizado da seguinte forma:

  • Alunos/Formandos - para Espanha, Itália e Letônia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 30 dias + 2 dias viagem; total de 32 participantes e 12 acompanhantes.
  • Diplomados - de 01/01/2017 a 30/10/2019 - para Espanha, Itália e Letônia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 45 dias + 2 dias viagem; total de 12 participantes.

O incentivo e promoção da mobilidade em contexto europeu de todos os intervenientes na/da escola tem sido uma prioridade nos últimos anos, de forma a permitir a todos um alargamento da sua área de intervenção, novas competências, bem como o enriquecimento pessoal, social e cultural. Assim, o impacto esperado após a sua intervenção neste projeto é uma experiência de trabalho/estágio em contexto europeu, sendo valorizados os seus conhecimentos e competências técnicas, aumento das competências linguísticas, pessoais e sociais na promoção do seu futuro através da empregabilidade no espaço europeu. Todas as informações inerentes aos fluxos de Setembro de 2017 para alunos ver documento em anexo.

INFORMAÇÃO – DIPLOMADOS

O Gabinete de Projetos Comunitários (GPC) da Escola Profissional de Setúbal (EPS) informa os alunos que concluíram a sua formação no último ano qual o procedimento inerente à candidatura para realização de mobilidade em contexto europeu.

CALENDÁRIO*

1ºFASE

  • Envio de CV e Carta de Candidatura (em português e inglês) por mail para projectos@eps.pt – até dia 23/02/2018.
  • Analise dos CV’s – até 28 de fevereiro;
  • Divulgação de resultados (são afixados na porta do GPC) – até 28 de fevereiro;

--- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE SELECIONADOS PARA A 2ª FASE ---

2ºFASE

  • Entrevista presencial em português e inglês.
  • * Se necessário prova prática (área de formação em inglês)
  • Entrevistas de seleção – de 01 a 06 de março;

--- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE SELECIONADOS ---

Critérios de avaliação de candidaturas:

  • CV e Carta de Candidatura – rigor na informação, média de curso e média de FCT/FPCT’s, apresentação de anexos (certificados), cartas de recomendação das entidades de FCT/FPCT, carta de recomendação de professores, OET/RA, CC/CIA, demonstração de competências diversas. Entrevista – conforme grelha; demonstração de capacidades ao nível da comunicação oral em português e inglês, motivação, empenho, pro-atividade. * Se necessário prova – conforme grelha de avaliação
  • Países destino: Espanha, Itália, Letónia
  • Duração: 45 dias + 2 dias de viagem
  • Mobilidade – de 09/04 a 25/05 (45 dias + 2 dias de viagem) – PREVISTO*

DIPLOMADOS

(VAGAS)

  • ESPANHA 4
  • ITÁLIA 4
  • LETÓNIA 4
  • *as datas previstas podem ser alteradas sem aviso prévio.

O Projeto "EUROMOBILITY - The Future is NOW!", desenvolvido pela Escola Profissional de Setúbal (EPS), através do seu Gabinete de Projetos Comunitários (GPC), em parceria com duas entidades distintas, a EPD - European Projects Development, com sede em Portugal e intervenção em Espanha e na Letônia e com a Escola IIS CESARE BATTISTI em Itália, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos ao nível da internacionalização da formação em alternância e alargar a sua área de ação para a promoção de estágios e consequente empregabilidade de alunos diplomados, bem como, promover formação para colaboradores da escola ao nível europeu de forma a fomentar cada vez mais o trabalho em parceria e rede europeia. O projeto terá a duração de 24 meses, com início em dezembro de 2017 e conclusão em dezembro de 2019. Durante este período serão desenvolvidos todos os mecanismos para a realização de diferentes fluxos que contam com um total de 64 participantes. O desenvolvimento dos fluxos irá ser realizado da seguinte forma:

  • Alunos/Formandos - para Espanha, Itália e Letónia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 30 dias + 2 dias viagem; total de 32 participantes e 12 acompanhantes.
  • Diplomados - para Espanha, Itália e Letónia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 45 dias + 2 dias viagem; total de 12 participantes.
  • Staff - para Espanha e/ou Itália, com o intuito de compreender e vivenciar realidades profissionais diferentes e potenciar job shadowing; duração de 3 dias + 2 dias de viagem.

O incentivo e promoção da mobilidade em contexto europeu de todos os intervenientes na/da escola tem sido uma prioridade nos últimos anos, de forma a permitir a todos um alargamento da sua área de intervenção, novas competências, bem como o enriquecimento pessoal, social e cultural. Assim, o impacto esperado após a sua intervenção neste projeto é uma experiência de trabalho/estágio em contexto europeu, sendo valorizados os seus conhecimentos e competências técnicas, aumento das competências linguísticas, pessoais e sociais na promoção do seu futuro através da empregabilidade no espaço europeu.

INFORMAÇÃO – DIPLOMADOS

Neste momento encontramo-nos em processo de candidatura para a próxima mobilidade de diplomados, que decorrerá em setembro de 2019, deste modo o Gabinete de Projetos Comunitários (GPC) da Escola Profissional de Setúbal (EPS) informa os alunos que concluíram a sua formação no último ano qual o procedimento inerente à candidatura para realização de mobilidade em contexto europeu.

CALENDÁRIO*

1ºFASE

  • Envio de CV e Carta de Candidatura (em português e inglês) por mail para projectos@eps.pt – até dia 12/4/2019.
  • Analise dos CV’s – até 18 de abril;
  • Divulgação de resultados (são afixados na porta do GPC) – até 18 de abril;

--- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE SELECIONADOS PARA A 2ª FASE ---

2ºFASE

  • Entrevista presencial em português e inglês.
  • * Se necessário prova prática (área de formação em inglês)
  • Entrevistas de seleção – de 24 a 29 de abril;

--- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DOS PARTICIPANTES SELECIONADOS ---

Critérios de avaliação de candidaturas:

  • CV e Carta de Candidatura – rigor na informação, média de curso e média de FCT/FPCT’s, apresentação de anexos (certificados), cartas de recomendação das entidades de FCT/FPCT, carta de recomendação de professores, OET/RA, CC/CIA, demonstração de competências diversas. Entrevista – conforme grelha; demonstração de capacidades ao nível da comunicação oral em português e inglês, motivação, empenho, pro-atividade. * Se necessário prova – conforme grelha de avaliação
  • Países destino: Espanha, Itália, Letónia
  • Duração: 45 dias + 2 dias de viagem
  • Mobilidade – setembro (45 dias + 2 dias de viagem) – PREVISTO*

DIPLOMADOS

(VAGAS)

  • ESPANHA 4
  • ITÁLIA 4
  • LETÓNIA 4
  • *Por motivos de força maior, as datas previstas poderão sofrer algumas alterações.

ESTÁGIO EM ITÁLIA

Projeto EMEVM2: Industry 4.0 2018-1-PT01-KA102-047197

Portugal reporta uma das maiores taxas de Early School Leaving (ESL), ou seja, de Abandono Escolar Precoce da Europa. Os dados do Eurostat Labor Force Survey de 2013 mostraram que a taxa de abandono precoce do ensino e formação em Portugal é de 19,2%, ocupando o terceiro lugar na classificação ESL dos Estados-Membros da União Europeia, atrás da Espanha (23,5%) e Malta (20,5%). A mesma pesquisa revela que em Portugal a taxa de abandono é duas vezes superior entre os estudantes do sexo masculino, em comparação com os do sexo feminino

O European Report on the Metal Mechanics Sector and VET, publicado no âmbito do Projeto transnacional ISO QUAM, fornece uma ideia clara da previsão dos requisitos de formação no setor metalomecânico. Em Portugal, este setor emprega 7% da força de trabalho no país e lidera o ranking de crescimento dos últimos 25 anos. O crescimento do setor é estimulado especialmente pelo progresso tecnológico que aumenta a produtividade e que gera mudanças em termos de necessidade de trabalhadores: trabalhadores pouco formados tornam-se obsoletos e são substituídos por máquinas, estando a aumentar a necessidade de trabalhadores especializados.

Face a esta realidade, este projeto visa promover a empregabilidade através da mobilidade e adaptar os sistemas de formação às necessidades do mercado de trabalho e dos aprendizes. Com recurso à Formação em Contexto de Trabalho, será dada a oportunidade aos participantes de desenvolverem competências num outro país da União Europeia, mais concretamente no Reino Unido (2 vagas), Espanha (2 vagas) e Itália (6 vagas).

Com uma longa tradição de projetos europeus, a Escola Profissional de Setúbal (EPS) continua a apostar numa visão global do sistema educativo integrando o respeito e a compreensão pela diversidade cultural e linguística. Por este motivo, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, são dinamizados Projetos de âmbito Internacional com o objetivo de propiciar o contacto da comunidade escolar com diferentes realidades socioeconómicas, culturais e geográficas, promovendo-se um alargamento de horizontes, quer pelo conhecimento da diversidade nacional, quer pelo fomento, através da educação/ formação, da cooperação com os países Europeus, contribuindo e fortalecendo desta forma a cidadania europeia. É neste enquadramento que a EPS estabelece a parceria com a Câmara de Comércio Italiana em Portugal, para o desenvolvimento do Projeto ERASMUS+ KA1 “EMEVM2: European Metallurgical and Electromechanical VET Mobility”, com identificação 2018-1-PT01-KA102-047197 e início a 01/10/2018 e término a 30/09/2019.

Objetivos do Projeto:

  • Fornecer aos participantes a oportunidade de realizar um período de estágio no estrangeiro;
  • Prevenir o abandono escolar, tornando a educação e o sistema de formação mais atrativos graças à mobilidade num outro país da EU e aumentando as oportunidades de formação no estrangeiro para os estudantes;
  • Facilitar a aquisição e o melhoramento das habilidades técnicas numa empresa especializada no âmbito do projeto, para melhorar as performances da aprendizagem, empregabilidade e perspetivas de carreira,
  • Criar um sentido de iniciativa e empreendedorismo e promover oportunidades de self-employment.

Duração da mobilidade: 60/63 dias +2 dias de viagem

Critérios de seleção:

  • Os participantes deverão ser da área de eletrónica, de automação e da robótica;
  • Disponibilidade motivacional para empreender uma nova experiência no estrangeiro;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Desempenho nas experiências anteriores de Formação Prática em Contexto de Trabalho;
  • Pontualidade, assiduidade e empenho ao longo da ação;
  • Interesses, projetos futuros.

Beneficiários:

Alunos/ Formandos das áreas de eletrónica, automação e/ ou robótica.

Como se candidatar:

Submeter CV Europass devidamente atualizado e carta de candidatura, ambos em língua portuguesa e inglesa, enviando para o email projectos@eps.pt, até ao próximo dia 21/12/2018. Após esta fase serão marcadas entrevistas, com o intuito de proceder à seleção dos candidatos.

Para mais informações, consultar brochura disponibilizada pela Câmara de Comércio Italiana:

  • Brochura Informativa CCI Documento
  • O Projeto "EUROMOBILITY - The Future is NOW!", desenvolvido pela Escola Profissional de Setúbal (EPS), através do seu Gabinete de Projetos Comunitários (GPC), em parceria com duas entidades distintas, a EPD - European Projects Development, com sede em Portugal e intervenção em Espanha e na Letônia e com a Escola ITS GALILEI GALILEO em Itália, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos ao nível da internacionalização da formação em alternância e alargar a sua área de ação para a promoção de estágios e consequente empregabilidade de alunos diplomados, bem como, promover formação para colaboradores da escola ao nível europeu de forma a fomentar cada vez mais o trabalho em parceria e rede europeia. O projeto terá a duração de 24 meses, com início em dezembro de 2018 e conclusão em dezembro de 2020. Durante este período serão desenvolvidos todos os mecanismos para a realização de diferentes fluxos que contam com um total de 64 participantes. O desenvolvimento dos fluxos irá ser realizado da seguinte forma:

    • Alunos/Formandos - para Espanha, Itália e Letónia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 30 dias + 2 dias viagem.
    • Diplomados - para Espanha, Itália e Letónia. Estágios nas áreas de formação correspondentes; duração de 45 dias + 2 dias viagem.
    • Staff - para Espanha e/ou Itália, com o intuito de compreender e vivenciar realidades profissionais diferentes e potenciar job shadowing; duração de 3 dias + 2 dias de viagem.

    O incentivo e promoção da mobilidade em contexto europeu de todos os intervenientes na/da escola tem sido uma prioridade nos últimos anos, de forma a permitir a todos um alargamento da sua área de intervenção, novas competências, bem como o enriquecimento pessoal, social e cultural. Assim, o impacto esperado após a sua intervenção neste projeto é uma experiência de trabalho/estágio em contexto europeu, sendo valorizados os seus conhecimentos e competências técnicas, aumento das competências linguísticas, pessoais e sociais na promoção do seu futuro através da empregabilidade no espaço europeu.

    INFORMAÇÃO – ALUNOS

    Neste momento encontramo-nos em processo de candidatura para a próxima mobilidade de alunos da EPS, que decorrerá em setembro de 2019. Deste modo o Gabinete de Projetos Comunitários (GPC) informa os seus alunos do procedimento inerente à candidatura e respetivos critérios de seleção para realização de mobilidade em contexto europeu. Os alunos interessados deverão manifestar a sua intenção de candidatura aos respetivos Orientadores Educativos de Turma/Responsáveis de Ação, os quais reunidos em Conselho de Turma/Equipa Formativa, selecionarão até 7 candidatos. Estes enviam carta de candidatura e CV, em Português e Inglês, ao Gabinete de Projetos, aguardando posterior marcação de entrevista.

    ---CRITÉRIOS DE SELEÇÃO---

    A seleção dos alunos deverá realizar-se com a participação de todo o Conselho de Turma, segundo os seguintes critérios

    • Alunos da Turma que integram o "Quadro de Honra" da Escola
    • Vontade e disponibilidade para participar no projeto
    • Desempenho durante a Formação em Contexto de Trabalho/Formação Prática em Contexto de trabalho
    • Capacidade de integração, adaptação e tolerância
    • Motivação, determinação e capacidade de superar dificuldades
    • Capacidade de trabalho, autonomia e iniciativa
    • Sentido de responsabilidade
    • Assiduidade e pontualidade
    • Desempenho escolar
    • Conhecimento da lingua Inglesa (língua de trabalho no projeto)
    • Bons conhecimentos técnicos na área de formação

    Esta e outras informações poderão ser consultadas no link abaixo.

    INFORMAÇÃO – DIPLOMADOS

    Do mesmo modo, existem igualmente vagas para os alunos que concluíram a sua formação no último ano e que desejem participar da Mobilidade para Diplomados que ocorrerá em setembro de 2019. Abaixo poderá consultar informações mais detalhadas acerca do processo de seleção e calendário desta mobilidade em contexto europeu .

    CALENDÁRIO*

    1ºFASE

    • Envio de CV e Carta de Candidatura (em português e inglês) por mail para projectos@eps.pt – até dia 12/4/2019.
    • Analise dos CV’s – até 18 de abril;
    • Divulgação de resultados (são afixados na porta do GPC) – até 18 de abril;

    --- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE SELECIONADOS PARA A 2ª FASE ---

    2ºFASE

    • Entrevista presencial em português e inglês.
    • * Se necessário prova prática (área de formação em inglês)
    • Entrevistas de seleção – de 24 a 29 de abril;

    --- ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DOS PARTICIPANTES SELECIONADOS ---

    Critérios de avaliação de candidaturas:

    • CV e Carta de Candidatura – rigor na informação, média de curso e média de FCT/FPCT’s, apresentação de anexos (certificados), cartas de recomendação das entidades de FCT/FPCT, carta de recomendação de professores, OET/RA, CC/CIA, demonstração de competências diversas. Entrevista – conforme grelha; demonstração de capacidades ao nível da comunicação oral em português e inglês, motivação, empenho, pro-atividade. * Se necessário prova – conforme grelha de avaliação
    • Países destino: Espanha, Itália, Letónia
    • Duração: 45 dias + 2 dias de viagem
    • Mobilidade – setembro (45 dias + 2 dias de viagem) – PREVISTO*

    DIPLOMADOS

    (VAGAS)

    • ESPANHA 4
    • ITÁLIA 3
    • LETÓNIA 3
    • *Por motivos de força maior, as datas previstas poderão sofrer algumas alterações.

    FEPSET Certificada em Mobilidade Leonardo da Vinci – 2010/2012

    FEPSET Certificada VET-CHARTER 2015-2020

    Contacto do Gabinete de Projetos
    Tel: 00351 265 729975; Mail: projectos@eps.pt