Escola Profissional de Setúbal
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Formar jovens para um emprego qualificado

Estão abertas inscrições para os cursos:

Oferta formativa:

Referenciais de formação

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Objetivos

Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Estes cursos regem-se pelos seguintes princípios orientadores:

  • Intervenção junto dos jovens em transição para a vida ativa e dos que já integram o mercado de trabalho sem o nível secundário de formação escolar e profissional, com vista à melhoria dos níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional;
  • Organização em componentes de formação – sociocultural, científica, tecnológica e prática – que visam as várias dimensões do saber, integradas em estruturas curriculares predominantemente profissionalizantes adequadas ao nível de qualificação e às diversas saídas profissionais;
  • Reconhecimento do potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens;
  • A alternância é entendida como uma sucessão de contextos de formação, articulados entre si, que promovem a realização das aprendizagens com vista à aquisição das competências que integram um determinado perfil de saída.

Destinatários

Os Cursos de Aprendizagem destinam-se a jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam.

  • Idade inferior a 25 anos.
  • Em situações excecionais, e mediante autorização do IEFP, poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos.
  • 9º ano de escolaridade, ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente.

Aos formandos será atribuída bolsa de formação, acrescida de subsídio de refeição e de transporte (o valor a atribuir é fixado conforme a situação do formando).

Articulação Educação-Formação-Trabalho

Sendo a entidade de tutela o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os cursos de aprendizagem revestem-se de uma importância estratégica no quadro das políticas de educação, formação e emprego e contribuem, determinadamente, para o aumento das qualificações profissionais e escolares dos jovens.

Tipologia de Cursos de Aprendizagem e Nível de Qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)

Escolaridade Mínima de Acesso Duração
(horas)
Qualificação - QNQ
Equivalência Escolar Nível
3.º Ciclo do Ensino Básico (9.º ano de escolaridade) 2800 a 3700 Ensino Secundário (12.º ano) 4

 

Componentes de Formação

Componentes Objetivos
Formação Sociocultural

Componente de formação, com carácter transdisciplinar e transversal, que visa a aquisição ou reforço de competências académicas, pessoais, sociais e profissionais, tendo em vista a inserção na vida ativa e a adaptabilidade aos diferentes contextos de trabalho.

Visa, ainda, potenciar o desenvolvimento dos cidadãos, no espaço nacional e comunitário, proporcionando as condições para o aprofundamento das capacidades de autonomia, iniciativa, autoaprendizagem, trabalho em equipa, recolha e tratamento da informação e resolução de problemas.

Formação Científica Componente que visa a aquisição de competências nos domínios de natureza científica que fundamentam as tecnologias, numa lógica transdisciplinar e transversal, no que se refere às aprendizagens necessárias ao exercício de uma determinada profissão.
Formação Tecnológica Componente que visa, de forma integrada com as restantes componentes de formação, dotar os formandos de competências tecnológicas que lhes permitam o desenvolvimento de atividades práticas e de resolução de problemas inerentes ao exercício de uma determinada profissão.
Formação Prática em Contexto de Trabalho Componente que visa desenvolver novas competências e consolidar as adquiridas em contexto de formação, através da realização de atividades inerentes ao exercício profissional, bem como facilitar a futura inserção profissional.

 

Legislação e Regulamentação base

  • Portaria n.º 1497/2008, de 19 de Dezembro
  • Regulamento Específico 2016

 

Para mais informações contactar:

  • Secretaria

    Telefone: 265729920

  • Direção de Projetos

    Telefone: 265729973/74/75

  • E-mail : fepset@eps.pt